Política

Polícia faz buscas em casa de Zé do Pátio; secretário é afastado

Foto: Mídia News

O prefeito de Rondonópolis José Carlos do Pátio (SD) e o secretário Municipal de Administração, Leandro Junqueira Arduini, são alvos da Operação Stop Loss, desencadeada nesta quarta-feira (25) e que investiga um suposto superfaturamento em contratos para combater a pandemia do coronavírus. O secretário foi afastado e foram feitas buscas na residência e no gabinete de Pátio.

A operação, desencadeada pela Polícia Civil e o Ministério Público Estadual (MPE), investiga superfaturamento e outras irregularidades na aquisição de materiais de consumo, com dispensa de licitação.

Os mandados judiciais são cumpridos pelas equipes da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) e grupo operacional do Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco Criminal), com apoio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco).

As medidas cautelares foram requeridas pelo MPE, por meio do Naco, em conjunto com a Polícia Civil, à Turma de Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

O desembargador Juvenal Pereira da Silva deferiu medida cautelar de afastamento do exercício da função do secretário e mandados de buscas e apreensões nos endereços residenciais do afastado e do prefeito, como também nos gabinetes dos respectivos alvos, na Prefeitura Municipal.

Na primeira fase da operação, realizada em junho deste ano, a partir de informações do Ministério Público de Contas, os investigadores detectaram o superfaturamento em itens contratados na Dispensa de Licitação nº 38/2020 destinada à aquisição de materiais de limpeza, tendo como justificativa de urgência a pandemia, aquisição ratificada pelo chefe do Executivo municipal.

Na segunda fase, com novos elementos coletados, surgiu o provável envolvimento de mais um secretário da Prefeitura, havendo indicativos da formação de uma estrutura criminosa instalada no Executivo.

Com a deflagração desta nova fase, os investigadores pretendem coletar novas informações e robustecer os elementos informativos para que haja o esclarecimento completo dos ilícitos praticados, com a devida responsabilização dos envolvidos.

Texto: Mídia News