Polícia

Polícia Federal cumpre mandado em MT para investigar tráfico internacional de pessoas

A Polícia Federal deflagrou, a operação Magnaccia, com o cumprimento de um mandado de apreensão e medidas cautelares em Cuiabá, que busca apurar a existência de uma rede de tráfico internacional de pessoas levadas de diversos estados do Brasil para a cidade de Napoli, na Itália. Até o momento foram identificadas vítimas dos estados de Mato Grosso, Acre, Sergipe, São Paulo e Rio de Janeiro. 

A PF informou que o esquema é comandado por uma pessoa brasileira residente na Itália, onde possui uma casa de prostituição. Todo o apoio logístico e financeiro do aliciamento, bem como a “lavagem do dinheiro da cafetinagem”, era realizado em Cuiabá (alvo do mandado) por sua irmã, que também participava dos lucros do tráfico de pessoas. 

A investigação da PF apurou também que as vítimas são atraídas por promessas de melhor qualidade de vida mediante prostituição no exterior. Contudo, para que possam chegar na Itália sem recursos, precisam aceitar e contrair antecipadamente uma dívida em torno de 10 mil euros, a serem pagos posteriormente prestando serviços de prostituição na Europa.  

“Uma vez chegando no destino, as vítimas são mantidas em alojamento descrito como insalubre, sujo e inadequado para moradia, cuja diária deve ser igualmente paga, sob a ameaçadas próprias vítimas e de seus familiares residentes no Brasil, em caso de fuga ou insurgência. As vítimas relatam ainda que estão recebem constantes ameaças para que trabalhem diariamente, independente da situação de saúde, possuindo, inclusive, uma meta mínima a ser atingida por dia”, informou a Polícia Federal, através da assessoria. 

Com as medidas adotadas nessa primeira fase espera-se a identificação de outros  envolvidos na ação criminosa e também outras vítimas. 

Redação Só Notícias (foto: assessoria)