Polícia

Polícia Federal cumpre mandados em 4 cidades de Mato Grosso na Operação Febre de Ouro

A Polícia Federal deflagrou, hoje, a operação Febre do Ouro fez combatendo envolvidos com venda de ouro extraída ilegalmente de garimpos clandestinos em Rondônia, que eram “esquentados” em locais de extração autorizada em Mato Grosso.

Foram cumpridas 7 mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Velho, Ariquemes, Cuiabá, Várzea Grande, Juína e Poconé, houve sete prisões e a Justiça Federal determino o sequestro de R$ 907 mil em contas bancárias, aplicações financeiras e investimentos em ações. Além disso, durante a deflagração da operação policial, foram apreendidos 19 veículos, joias e 4 armas de fogo, informa o Rondônia Agora.

As investigações iniciaram em 2020 com a prisão em flagrante delito na cidade de Ji-Paraná de um homem, que estava em um veículo, transportando ouro sem documentação que comprovasse sua origem ilícita e avaliado em R$ 560 mil e foi possível constatar a presença de uma organização criminosa com estrutura e divisão de tarefas. A PF apurou o ouro extraído ilegalmente de locais não autorizados em Rondônia, na sequência era declarado à Agência Nacional de Mineração, como se fosse proveniente de área permitida, a organização criminosa praticava diversas operações financeiras, inclusive em contas bancárias de terceiros, para dificultar o rastreamento dos valores, fatos que configuram, em tese, os crimes de usurpação de patrimônio da União, lavagem de capitais, e organização criminosa, cujas penas somadas podem ultrapassar 23 anos.

Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)