Polícia

Polícia Federal está na prefeitura de Rio Branco-MT que é alvo de operação

Foto: Cenário MT

Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão na Prefeitura de Rio Branco, na manhã desta segunda-feira (15), como parte da Operação Esquema Novo, que tem como objetivo investigar e combater desvio de recursos públicos praticado na administração.

A investigação, conforme a assessoria da PF, acontece em colaboração com o Ministério Público Estadual (MPE). Ficou comprovado que há indício de autoria e materialidade de crimes de responsabilidade dos prefeitos em corrupção ativa e passiva.

Sede da prefeitura é alvo da ação, bem como endereços de pessoas físicas e jurídicas que estão ligadas à prática, em especial servidores públicos e particulares.

Desvios
Segundo o inquérito da PF, mais da metade dos valores contratados pela prefeitura para execução de obras na cidade eram passados da empresa contratante para contas pessoais dos servidores públicos alvos da ação.

O esquema contava ainda com ‘adiantamentos contratuais’, que aumentavam o valor final da obra. Agora, a polícia busca provas e apreender bens e valores com a prática do crime com o objetivo de ressarcimento ao erário.