Polícia

Polícia resgata três cães debilitados e um morto em casa abandonada

Foto: Cenário MT

Policiais da 6ª Companhia de Polícia Militar resgataram no final da tarde desta segunda-feira (01.02) três cães que viviam em situação de abandono e maus-tratos em uma residência no bairro João Godofredo, em Poconé (a 104 km de Cuiabá).

O quarto animal, infelizmente, já estava morto quando a equipe da PM e da Associação de Proteção Animal chegou ao local para averiguar a denúncia. Presos no quintal da casa, os cães estavam há semanas sem acesso a água e alimentos.

Moradores vizinhos informaram que há muitos dias não havia sinal de presença de pessoas na moradia. Os três cães sobreviventes dessa situação de abandono estão magros e além de visivelmente debilitados apresentam ferimentos pelo corpo.

Os policiais buscaram informações na região sobre os moradores da residência, porém ninguém foi localizado até o final dos procedimentos de resgate e registro da ocorrência.

Os animais ficaram sob a guarda da equipe Associação de Proteção Animal de Poconé recebendo alimentação, água e assistência médica veterinária.

A PM lembra que maus-tratos é crime legitimado pelo artigo 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988. “Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa. § 2º. “A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.”