Geral

Politec suspende emissão de carteiras de identidade em Mato Grosso e novas serão emitidas a partir de abril

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) informou, que a partir do próximo dia 13, suspenderá atendimentos para emissão dos documentos de identidade no modelo atual serão temporariamente suspensos para implantação da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), prevista para março. Em abril, os atendimentos serão retomados normalmente.

Durante o período de interrupção haverá adequações sistêmicas para a emissão do novo documento de identidade e os servidores serão treinados para operar o sistema e análise das solicitações do modelo atual do documento.

A Carteira de Identidade Nacional será emitida em modelo único e reconhecida em todo território nacional, terá QR Code, que contribuirá com o trabalho dos órgãos de segurança, facilitando a verificação e autenticidade do documento. Apesar da implantação do novo modelo de identidade, o documento atual tem validade até 2032, portanto não será preciso trocá-lo imediatamente, de modo que a transição pode ser feita de forma gradual.

A nova identidade segue padrões internacionais e possui o código MRZ – o mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade. Para os demais países ainda é necessário a apresentação do passaporte, informa a secretaria estadual de Comunicação.

Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)