Política

Possas compara ação de Bolsonaro ao comunismo: “Estarrecedor”

Foto: Mídia News

O secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Antonio Possas de Carvalho, classificou como “estarrecedora” a decisão do Governo Jair Bolsonaro em não mais divulgar os dados totais da Covid-19 (novo coronavírus) no País.

Nos últimos dias, o Governo Federal passou a omitir o número total de casos e mortes causadas pela doença, informando apenas os dados relativos as últimas 24 horas.  

“Acho estarrecedor você esconder números. Isso é coisa da China comunista, coisa de País fechado, que não tem democracia, não tem liberdade expressão”, disse o secretário de Saúde, em entrevista à Rádio Jovem Pan.

Segundo Possas, não há razão para que os números sejam “escondidos”, especialmente porque, segundo ele, a pandemia da Covid-19 não é algo criada pelo Governo Federal.

 Acho estarrecedor você esconder números. Isso é coisa da China comunista, coisa de País fechado, que não tem democracia, não tem liberdade expressão.

“Ela não foi criada pelo Governo, por uma facção ou por uma ideologia. Pandemia é uma questão que foge das fronteiras da política, da esquerda e da direita. Esconder os dados é a coisa mais horrível possível”, afirmou.

Na visão de Possas, os números precisam ser expostos até como forma de a população saber a realidade pela qual o País atravessa e, quem sabe, adotar comportamentos diferentes.

“Se você não fala a realidade, a população não se comporta corretamente. Se você andar no centro de Cuiabá parece que você está no feriado, todo mundo fazendo compras de dia das mães, dia dos namorados... Parece que não está acontecendo nada. E, quem está andando lá é que vai precisar de UTI”, lamentou.

 

Dados paralelos

Desde que o Ministério da saúde alterou a forma de divulgação dos casos e mortes por Covid-19, o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) passou a lançar em seu site todos os números relativos à pandemia.

“A ciência, a verdade e a informação precisa e oportuna são fios condutores do processo orientador da tomada de decisão na gestão da saúde”, disse o presidente do Conass, Alberto Beltrame.

Os veículos de comunicação G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL também decidiram formar uma parceria e trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal sobre os números da Covid.