Agronegócios

Preço do boi gordo em Mato Grosso teve queda de 3,9% no ano e em SP aumento de 4,5%

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou, no boletim da pecuária, que apesar do mercado bem ofertado de animais, o Estado de São Paulo, por deter um elevado centro consumidor e ser o maior polo exportador de carne do país – principalmente para a China, registrou incremento de 4,50% no preço do boi gordo, no ano passado, ante a 2021.

“Contudo, em Mato Grosso ocorreu o movimento inverso, em que o preço médio da arroba apresentou queda de 3,91% no comparativo anual, reflexo da conjuntura de maior oferta de bovinos disponível e mercado interno que se manteve estagnado no período”, informa o instituto.

“Essa diferença entre as praças, resultou no alongamento do diferencial de base, que fechou na média de -13.33% em 2022 – o que representa um aumento de 7,48 pontos percentuais no comparativo anual. Dessa forma, ano passado, o boi gordo foi comercializado a R$ 278,12/@ e R$ 316,13/@ (valores livres de Funrural), nas praças mato-grossenses e paulistas, respectivamente”, conclui o IMEA.

Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)