Geral

Prefeito apresenta crescimento de Sorriso para diretores de multinacional; 2º maior exportador e maior PIB no agro

O prefeito Ari Lafin apresentou, em São Paulo, para diretores de uma multinacional de alimentos o crescimento da capital nacional do agronegócio. Além de maior produtor nacional de soja, “Sorriso é destaque nacional na produção do milho, destaque estadual na produção do feijão caupi e do pescado de água doce. Mas, quando olhamos para essa região central do Estado, vamos muito além disso. Temos suinocultura, bovinocultura, avicultura e também empresas de transformação de alta expressividade em um raio de apenas 200 quilômetros e que congrega 15 municípios mato-grossenses”, expôs. “Levar a apresentação” para a empresa “em São Paulo demonstra o quanto nosso Município tem credibilidade junto à investidores quer seja nacionais ou internacionais”, acrescentou.

Ainda no encontro, manifestou que se a microrregião onde estão Sorriso e cidades vizinhas fosse um país, ocuparia a 5ª posição mundial na produção de soja com 11,49 milhões de toneladas produzidas em 3.315,236 hectares de área cultivada. A China, 4º maior produtor mundial, produz 19,6 milhões de toneladas em 6.640.882 hectares. “Juntos somos detentores de números muito expressivos, mas temos muito mais para expandir e ofertar ao país, justamente por unirmos nossos potenciais”, ressalta.

Na lista entre os 100 municípios com maior valor agregado do agro – Sorriso ocupa a 1ª posição; há ainda a presença de mais 12 cidades que integram o Cidesa (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Vale do Teles Pires); todas estão entre o top 100 da produção. Sorriso é o segundo maior no Estado em importação e exportação com maior Produto Interno Bruto (PIB) especificamente do agronegócio no Estado.

O diretor de Relações Governamentais da companhia, Thiago Skaf, analisou que os números de Sorriso são surpreendentes e atraem investidores nacionais e internacionais.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorriso, Cláudio Oliveira, o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (Aces), Cesar Schevinski e o subprefeito do Distrito de Boa Esperança, Calebe Francio, também participaram do encontro.

Só Notícias (foto: assessoria)