Geral

Prefeito de Sorriso reforça que equipes estão preparadas para eliminar tachos com atoleiros na MT-338

O prefeito Ari Lafin e o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Sadi Beledelli, estiveram reunidos, hoje, para falar sobre os problemas com atoleiros nas estradas vicinais do município nos últimos dias, no trecho de aproximadamente 3 quilômetros de extensão, da MT-338 e parte da MT-140. “Estamos tirando a água da pista, fazendo aquelas pequenas piscinas laterais, para tirar o fluxo, o volume de água e ir buscando colocar terra e cascalho, porém a umidade faz com que vire uma sopa, na verdade e os caminhões não conseguem, um caminhão de 9 eixos automaticamente atola com risco de tombamento. Nós estamos cientes, conscientes e preparados para enfrentar, nós estamos muito atentos”, disse o prefeito. As carretas estão transportando soja colhida em dezenas de fazenda cujo acesso é pelos trechos das duas rodovias.

“Ontem, por volta do meio-dia, conseguimos com muito trabalho e dedicação liberar a pista. Estamos acompanhando passo a passo, toda movimentação, com os maquinários necessários para que possamos passar por esse problema e, assim que tivermos um tempo pouco mais firme e com sol, fazer levantamento desse trecho, que estava levantado. São dados que foram nos repassados pela secretaria de Transporte mas, realmente, os volumes de chuva de sexta-feira até então, em nosso município e, principalmente no distrito de Boa Esperança, ocasionou esse dano que está sendo acompanhando por nós. Chamamos o presidente do sindicato agora, para prestar contas deste fato em respeito ao setor agrícola e, também conversando com ele, entender o que já foi de safra colhida, que chega a 92% aproximadamente”, explicou o prefeito.

Ele também ressaltou que ao longo do ano passado foram feitas manutenções em 100 quilômetros de estradas, bueiros substituídos por de concreto e também lembrou que são “cerca de 2 mil quilômetros de estradas a serem mantidas, claro que não justifica uma crise como aconteceu ontem, mas são volumes de chuvas. Mas assim, o que posso dizer juntamente com nosso sindicato rural é que nós conseguimos o arranca safra com sucesso, sabíamos e estávamos preparados para enfrentar, tais como este, é natural, são muitas estradas, o volume de soja é muito grande e, lembrando que não trafega só o município de Sorriso sobre as nossas estradas, somos um centro logístico da região toda, mas estamos aqui para resolver o que posso dizer que está resolvido e nós estamos atentos para que não aconteça novamente”, explicou Lafin.

Segundo o prefeito, o governo do Estado se propôs a finalizar a implantação asfáltica no trecho da MT-140, ainda este ano, ligando até Campo Verde, além das rodovias MT-560, que deve ser finalizada até julho ligando a Tapurah, e a MT-490 também. “Temos maquinários e, além disso estamos com a disponibilidade de contratar terceirizados, nós temos duas formas de atender. Em Boa Esperança não foi falta de atendimento, foi excesso de chuva, dentro da cidade nós estamos com vários buracos dentro das pistas urbanas e sem o sol eu não consigo recuperar, tivemos um problema pontual no bairro União, de entrada e água em uma casa, no qual a secretaria de Obras já está, neste momento, monitorando junto com a Defesa Civil e, entraremos com uma operação de recuperação”, concluiu.

 

Só Notícias/Ana Dhein com Lucas Torres, de Sorriso (foto: Só Notícias/Lucas Torres)