PODER EXECUTIVO

Prefeitura apresenta a nova casa do CAPS Infantil

Local oferta mais conforto para crianças e adolescentes em sofrimento mental e emocional

Um olhar acolhedor para a criança e o adolescente em sofrimento mental e emocional. Seja qual for a origem desta dor, Sorriso conta com um local voltado justamente a este acolhimento. Na manhã desta terça-feira (16 de janeiro), a Administração Municipal apresentou a nova casa do Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil | Integrar, agora oficialmente credenciado (desde outubro do ano passado) como Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi).

Em novo endereço, na Avenida Brasil, n.º 1775, o CAPSi Integrar conta com uma equipe multidisciplinar para dar atendimento integral aos pacientes. “Neste novo ambiente, podemos dar melhor condições de trabalho a esta equipe fantástica, e, principalmente, prestar um atendimento de muita qualidade às nossas crianças, adolescentes, e, igualmente às famílias destes pacientes”, destacou o prefeito Ari Lafin, agradecendo ao Ministério Público (MP) pela atuação intensa junto à Administração Municipal para viabilizar o espaço.

O Integrar, atende, desde 2020, por meio de regulação (encaminhamento), crianças e adolescentes em sofrimento mental. A implantação de um CAPSi em Sorriso é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público em fevereiro de 2022.

Em sua fala, a representante do MP, a promotora de Justiça Maisa Fidelis Gonçalves Pyrâmides destacou a importância de cuidar da pessoa em sofrimento emocional ou emocional. “Aqui é feito um tratamento humanizado, multidisciplinar, sempre a partir da orientação médica”, comentou a promotora, complementando que o trabalho feito pelo Integrar vai muito além do “isolar o paciente”, internar ou medicar. “Sorriso está à frente e é um motivo de orgulho ter um ambiente como este para atender nossas crianças e adolescentes”, reforçou.

Em muitos casos, quando a internação é necessária, o Município também atua para intermediar este processo e transportar o paciente. E, além de um espaço exclusivo para as abordagens terapêuticas, com equipe multidisciplinar, Sorriso também inovou no cuidado com a saúde mental. “Acrescentamos à lista dos medicamentos entregues gratuitamente à população os remédios receitados pelos psiquiatras para tratar as crianças e adolescentes que precisam desta medicação para poder evoluir no tratamento”, comentou o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, lembrando que a porta de entrada para Integrar são as unidades do Programa de Saúde da Família (PSFs). “Além dos pacientes encaminhados pelo Ministério Público, e por unidades escolares, o Integrar também acolhe as crianças e adolescentes que passaram por avaliação nos PSFs e, neste Janeiro Branco, aproveitamos especialmente para lembrar da importância do cuidado com a saúde emocional, visto que, muitas vezes, as dores do corpo nascem a partir do sofrimento da mente”.

 

Vários olhares para a saúde 

 

No Integrar, atuam uma psiquiatra, duas psicólogas, uma assistente social, um educador físico, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem, três servidores para o setor administrativo, além de uma equipe voltada à limpeza e segurança.   No local, o cuidado para ter “uma mente sã num corpo são” também se dá com o apoio do lúdico, tendo a arte como ferramenta importante no processo de “ressignificar” vivências, resgatando assim a saúde mental, emocional, e, garantindo, desta forma a saúde global, tanto do paciente, quanto da família.

 

Atendimentos 

Somente em 2023, o CAPSi Integrar promoveu 644 novos acolhimentos, 2.128 consultas em psiquiatria, 2.761 atendimentos familiares, 5.940 atendimentos individualizados, 721 sessões de psicoterapia individual, 274 sessões e psicoterapia em grupo, 35 atendimentos em oficinas terapêuticas e 114 visitas domiciliares.

 

Prédio próprio em execução

A nova casa, na Avenida Brasil, abrigará o Integrar temporariamente. É que está sendo construída, desde o ano passado, a sede própria para o CAPSi, nas proximidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no Jardim das Américas.

 A ordem de serviço para a empreitada, orçada em mais de R$ 2,4 milhões, foi dada no início do segundo semestre do ano passado. Em dezembro, cerca de 15% da obra já tinha sido executada, e, de acordo com a Secretaria da Cidade (Semcid), deve começar a ser feita a montagem da laje nos próximos dias.

O prédio próprio contará com recepção, salas de atendimento individualizado, salas de atividades coletivas, espaço de convivência, sala de aplicação de medicamentos, posto de enfermagem, farmácia, sala de reuniões, sala administrativa, cozinha, refeitório, banheiros e demais repartições necessárias ao pleno desenvolvimento das atividades na unidade.

Imagens

Texto: Nádia Mastella

Fotos: Ney Pinheiro