PODER EXECUTIVO

Prefeitura cobra empenho de empreiteira quanto ao prazo de entrega da escola municipal no Rota do Sol

Para uma reunião de trabalho o prefeito Ari Lafin, convidou empresários responsáveis pela obra, servidores das Secretaria Municipal da Cidade (Semcid), Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Secretaria de Fazenda (Semfaz) e responsáveis pela construtora. A preocupação do Prefeito é com o atraso constatado na obra da construção da unidade escolar municipal do Rota do Sol que chega aos 142 dias. “Temos prazo de entrega de cada obra, precisamos resolver os entraves. Além do acompanhamento da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Ministério Público do estado de Mato Grosso, temos que pensar a necessidade de novas vagas para o próximo ano letivo. Não é pressão, precisamos intensificar a cobrança e a fiscalização para aumentar o número de salas de aula e atender essa demanda”, reafirma Ari.

O secretário da Cidade, Ednilson Oliveira, justificou que o atraso ‘inicial’ se deu devido a obra ter iniciado no período de chuvas fator que prejudicou a fase de fundação. Ele elencou outros entraves, como a dificuldade de mão de obra, por exemplo. Acredito que nos próximos dias tudo será alinhado e seguiremos com a obra com a previsão de entrega para fevereiro de 2024”, salienta.

Representando a construtora Fênix Delmar Salton, destacou inúmeros problemas que justificam o atraso. Ainda assim, insiste Ari “essa obra é importante e precisamos acompanhar a execução e ficar atentos aos prazos. A nova escola deverá atender, no total, 1,3 mil alunos em turmas do Pré-I ao 6.º ano. A área da nova unidade está localizada em frente ao Centro de Eventos Ari José Riedi e vai garantir o acesso de alunos de toda a região, permitindo estudar perto de suas casas. É um investimento da ordem de R$ 14,5 milhões,” enfatizou Ari.

A nova unidade escolar foi planejada pela equipe multiprofissional da Semcid com base no projeto do prédio da Escola Morada do Bosque, que abriga a Escola São Domingos, contará com 4.595,81 m² de área construída, que serão preenchidos por 21 salas de aula, sala de reforço, espaço para atendimento educacional especializado (AEE), laboratório de ciências, laboratório de informática, sala articulada, biblioteca, banheiros (masculino, feminino, para professores, para funcionários, para pessoas com deficiência), copa, auditório, secretaria, diretoria, coordenadoria, sala para orientações, arquivo, sala de Tecnologia da Informação (TI), almoxarifado e saguão. Além da escola, a área também deve contar com uma arena poliesportiva, que ainda está em fase de projeção.

Imagens

Texto: Marlene Destri

Fotos: Ney Pinheiro