Geral

Prefeitura de Sinop oferece suporte gratuito na vacinação contra brucelose

Foto: Cenário MT

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), iniciou o cadastro de pequenos produtores rurais para suporte na vacinação contra a brucelose. A imunização é obrigatória, em bezerras bovinas e bubalinas entre três a oito meses, e deve ser comunicada ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA).

Segundo a responsável técnica da prefeitura, a médica veterinária Graciele Batista, o objetivo é dar suporte gratuito para o pequeno produtor na imunização do rebanho. “O produtor entra em contato com a SEDEC com os dados pessoais e da propriedade, após isso, emitimos o receituário. Depois, faz a compra da vacina e o agendamento da visita, para que possamos ir até a propriedade e vacinar os animais”, explica ao destacar que, após a imunização do rebanho, é emitido um atestado de vacinação que é utilizado para fazer a comunicação junto ao INDEA.

A brucelose é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para humanos pelo animal infectado através do consumo de carne mal passada, leite e outros produtos de origem animal contaminados. A vacinação é uma maneira de prevenir a doença que é causada pela bactéria brucella abortus, que acomete principalmente bovinos e bubalinos. De acordo a médica veterinária, quando há a contaminação, é indicado o abate dos animais acometidos.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, explica que a ação de vacinação tem um papel importante para evitar prejuízos econômicos ao produtor. “Essas ações de conscientização na vacinação são de extrema relevância. É importante que os produtores vacinem o seu rebanho para que lá na frente, estejam aptos para comercializar a carne, o leite e derivados, sem bloqueios devido à fiscalização”.

Os pequenos produtores rurais podem realizar o cadastro e a solicitação de suporte de vacinação, além de outros serviços, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.