Geral

Prefeitura de Sorriso cancela Réveillon popular e anuncia reativação da “Central Covid-19”

Foto: Portal Sorriso

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, anunciou, nesta segunda-feira, que o município não terá Réveillon popular, bem como a reativação da “Central Covid-19”, grupo técnico que deverá monitorar os números e, se necessário, elaborar novos planos de contingência para o município, em parceria com vereadores, empresários e representantes de entidades locais.

Logo após a pandemia, o município criou o Comitê Permanente de Combate ao Coronavírus, para reforçar as ações conjuntas visando desacelerar a proliferação da Covid-19. Conforme o Prefeito, novas reuniões são necessárias em virtude dos números crescentes de contágio.

 “É um centro criado no gabinete do prefeito, juntamente o com vice, Gerson, Luís Fábio, secretário de Saúde, sua equipe técnica e acompanhado pelo presidente da Câmara, Cláudio Oliveira, buscando acompanhar os números, que voltam a subir e precisamos ficar atentos porque quando enfrentamos a pior crise, iniciamos com o comitê com apoio total da sociedade, depois retomamos de forma mais técnica e hoje estamos reativando com duas reuniões semanais, toda segundas e sextas-feiras estaremos reunidos para acompanharmos os números”.

Apesar de citar que os números de contágio crescem, o prefeito descarta a possibilidade de decretar Lockdown em Sorriso. “A sociedade é construída através de bom diálogo. Precisamos entender que quando lançamos planos de contingência, temos que atender todos os setores. Se fechar à noite, quantos garçons, quantos restaurantes e rede de hotel deixarão de atender. Então o plano tem que ser muito bem discutido com quem trabalha durante o dia e também pensar na vida noturna, porque gera muitos empregos. Estamos aqui hoje para analisarmos os números. Está tudo sob controle”, completou.

O prefeito também destaca que é importante que a população siga com as medidas de precaução, inclusive quanto às doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, uma vez que ele se prolifera no período chuvoso.

“Precisamos da ajuda de todos e o mais preocupante agora é que entram as chuvas, com dengue, Chikungunya, Zika vírus, gripes e confunde muito com a Covid. Nós estamos fazendo nossa parte, mas a luta contra doenças perigosas, depende de cada cidadão”, frisou o prefeito.

Alerta sobre festas de fim de ano

O secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, frisou que foi observada a realização de festas de confraternização de empresas neste fim de semana e pede para que a população evite aglomerações e eventos no fim do ano. “O Natal está sendo feito no município sem aglomeração, apenas com ornamentação, mas não eventos. Precisamos entender que o nosso comportamento dita as regras de como estaremos com relação à pandemia”.

Números Covid

De acordo com dados computados pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, o número de pessoas com o vírus ativo em Sorriso quase dobrou nos últimos 30 dias. Em 7 de novembro eram 219 e hoje são 405 pessoas.

De acordo com o quadro de hoje (7), Sorriso apresenta 7.415 pessoas infectadas pelo vírus, destas 6.897 já estão curadas e 405 estão com o vírus ativo. O número de internados é de nove pacientes, 206 pessoas aguardam o resultado dos exames e o número de óbitos é de 113.

Texto: Redação Portal Sorriso