PODER EXECUTIVO

Prefeitura deve iniciar programa para esterilização de cães e gatos

Tutores cadastrados no CadÚnico, protetores independentes e associações de proteção animal terão acesso ao serviço

Foi homologado o processo licitatório que permite a contratação de serviço de clínica e/ou hospital veterinário no Município de Sorriso para realização de castração de cães e gatos, além do tratamento de cães em casos de hemoparasitose com comprovação da necessidade e microchipagem.

O Pregão Eletrônico 009/2024, realizado no dia 29 de abril, foi homologado nesta semana. A empresa vencedora do certame foi a Camargo & Romera Ltda (AuKimia), que ofertou descontos de 36,5% nos serviços. O desconto será praticado em cada procedimento individual, a partir das ordens de fornecimento (OF) emitidas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec).

 

Economia de recursos

No entanto, para se ter uma ideia do montante, o valor balizado para esta licitação foi R$ 762.854,95 e, com o desconto, o valor final, ficou em R$ 484.412,80. Para facilitar o entendimento: o valor balizado é o valor médio praticado no mercado, e pela modalidade de pregão, vence o processo a empresa que oferecer o maior desconto.

Os recursos serão disponibilizados de acordo com a necessidade, e rigorosamente seguindo o que prevê a Lei 3.387, de 14 de junho de 2023, que estabelece as diretrizes para o controle populacional de cães e gatos em Sorriso.

 

Quem tem direito ao serviço

A partir de agora, além dos acolhidos no Abrigo Municipal de Cães e Gatos, animais tutelados por pessoas cadastradas no CadÚnico para programas sociais, assim como protetores independentes também terão acesso gratuito aos serviços. Recentemente, por meio do Decreto 1.073, a Prefeitura regulamentou a atuação dos protetores independentes.

Para ter acesso ao serviço, é preciso preencher o cadastro disponível no site da Prefeitura ( https://site.sorriso.mt.gov.br/castrapet) e seguir todas as etapas previstas no processo. Em caso de dúvidas, basta procurar a Samatec, no Parque Ecológico Claudino Francio, das 7h às 17h. O telefone para contato é o 3545 8353.

 

Texto: Nádia Mastella

Fotos: Ney Pinheiro e arquivo