Geral

Prefeitura realiza entrega de Centro de Apoio à Agricultura Familiar e de ampliação do Abrigo de Cães e Gatos

Um Centro Pró-Logístico de Apoio à Agricultura Familiar. Foi com essa finalidade que o barracão localizado ao lado do Abrigo Municipal de Cães e Gatos de Sorriso, às margens da BR-163, ganhou uma cara nova e passará a abrigar as dez patrulhas mecanizadas usadas nas ações ligadas à agricultura familiar. A entrega oficial da revitalização do espaço será hoje (31), às 16 horas.

Com a aplicação de R$ 150 mil em investimentos, o barracão, que tem uma área construída de 450 m², recebeu cobertura nova, reforma da parte elétrica, dos portões e uma nova pintura. Para o gestor adjunto da pasta de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Khun, além de permitir guardar os equipamentos em um único ambiente, o Centro será muito útil pois facilitará os serviços de manutenção do maquinário.

Com o maquinário em um único lugar, o produtor que precisar do equipamento deve entrar em contato com  representantes da Sama que estarão lá no barracão para agendar a utilização. Antes de liberar o equipamento, é feita uma checagem geral das condições, garantindo assim que o produtor não sofra com problemas inesperados durante o uso dos tratores, grades, caminhões e todos os outros demais itens que fazem parte da rotina do campo. O cuidado extra também vai permitir que estes veículos e equipamentos tenham vida mais longa.

Abrigo Municipal de Cães e Gatos

Além do Centro Pró-Logístico de Apoio à Agricultura Familiar, também será entregue nesta terça-feira, a ampliação do Abrigo Municipal de Cães e Gatos. No local foram construídos dois novos complexos com oito baias cada, totalizando 380,52 m² com investidos de cerca de R$ 270 mil. Com a ampliação o Abrigo ampliou a capacidade de atendimento para 150 animais - todas as baias já estão em atendimento.

Inaugurado em 2016, o Abrigo foi inicialmente projetado para atender até 70 animais. “Ultrapassamos esse número de atendimento há um bom tempo”, pontua o responsável pela Sama, Marcelo Lincoln. Em julho de 2021, data em que teve início a ampliação do espaço, por exemplo, eram mais de 120 animais no local. Mesmo número encontrado hoje, por isso, o secretário reforça que quem adota animais deve “fazê-lo de uma forma consciente: se você pegou ou ganhou ou comprou um animal você está assumindo responsabilidades sobre uma vida”, salienta.

Marcelo frisa ainda que a função do Abrigo é servir como uma “casa de passagem”, em que o animal se recupera dos tempos em que estava “livre, leve e solto” e fica apto a ser o melhor amigo de alguém, por meio da adoção responsável. “O gato ou o cachorro que hoje está nas ruas pode se tornar o animal de estimação e trazer muita alegria a uma família, ajudando até mesmo pessoas que sofrem com depressão”, exemplifica.

Vale reforçar que as denúncias de maus tratos a animais podem e devem ser feitas pelo 3545-8353 das 7 às 13 horas, de segunda à sexta-feira. Já interessados em adotar animais podem ou ligar no mesmo número ou ir direto ao Abrigo; outra opção é visitar as feiras permanentes de adoção de cães e gatos realizadas semanalmente pela Prefeitura todas às quintas e sextas-feiras na Praça Antenor Balbinot, das 8 às 13 horas.