Política

Presidente da UNPAV participa de audiência com vice-presidente da República Hamilton Mourão

Foto: Assessoria

O presidente da União Parlamentar do Vale do Teles Pires e da câmara de Sorriso, Claudio Oliveira, acompanhado por Jorge Baldo – Representando a AGELIDER (Agência Líder de Desenvolvimento Regional do Médio Norte e Norte do Mato Grosso), Claudir Von Dentz – Diretor Geral do IFMT Campus Sorriso e  o prefeito de Tapurah Sr. Iraldo Ebertz, representando o Consórcio Intermunicipal de Saúde, participaram de uma audiência, nesta 4ª feira, em Brasília, com o vice-presidente da República Exmo. Sr. Hamilton Mourão, para tratar da elaboração de um programa de desenvolvimento regional abrangendo os 16 municípios que compõem a união parlamentar.

Na audiência foi realizada uma apresentação contextualizada do Plano de Desenvolvimento Regional desenvolvido pela AGELIDER, com ênfase nos seguintes eixos estratégicos: Agronegócio; Educação, Inovação e Tecnologia; Infraestrutura; Modernização da Gestão Pública.

Mourão destacou a importância da união dos municípios e do planejamento estratégico para o desenvolvimento agroindustrial da região, enfatizando alguns desafios que precisam ser enfrentados no sentido de criar as condições adequadas à industrialização, como por exemplo: a questão da infraestrutura de transporte e logística; da comunicação; da energia; da disponibilidade de mão-de-obra e da qualificação profissional.

Foi destacado também a situação financeira do país que ainda não é boa, sendo necessário superá-la para que o país volte a ter condições de investimento.

Sobre a BR 163, o Vice-Presidente informou que a questão está a cargo do Ministro de Infraestrutura, Sr. Tarcísio Gomes de Freitas, mais que vai priorizar o pedido da duplicação da rodovia do Posto Gil até Sinop, trecho de aproximadamente 270 km- com grande movimento de carretas e caminhões, responsável por vários acidentes fatais.

Por fim, a AGELIDER apresentou também um pedido para que fosse designado um representante da Presidência ou da Vice-Presidência para atuar junto a AGELIDER no processo de planejamento e desenvolvimento da Região do Médio Norte e Norte do Mato Grosso.

Sobre esse pedido, o Vice-Presidente se comprometeu em verificar a possibilidade e viabilidade.

“Ficamos extremamente felizes com a atenção que o vice-presidente deu a todos os nossos pedidos e esperamos em breve obter resultados positivos para nossa região”, destaca Claudio Oliveira.