Geral

Primeira remessa de vacina bivalente contra a Covid-19 chega em Cuiabá

A vacina bivalente contra a Covid-19 chegou em Cuiabá, nessa sexta-feira (24). Essa é a primeira remessa com 11 mil doses do imunizante, que chegou ao estado. A Secretaria Municipal de Saúde anunciou que as novas doses serão aplicadas na próxima quarta-feira (1°).

O imunizante fornece proteção contra a cepa original do coronavírus e contra a variante ômicron. Ela foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso como dose de reforço em pessoas que tiverem sido imunizadas contra a Covid-19 com pelo menos duas doses.

O imunizante será distribuído para as unidades básicas na segunda-feira (27) e na terça-feira (28). De acordo com a Secretaria, o imunizante beneficiará o primeiro grupo estipulado pelo Ministério da Saúde.

Na primeira etapa serão vacinadas pessoas a partir de 70 anos, pessoas que vivem em instituições de longa permanência, a partir dos 12 anos e trabalhadores destas instituições, pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos, além de indígenas, ribeirinhos e quilombolas, também a partir dos 12 anos.

As pessoas imunocomprometidas deverão apresentar o laudo da comorbidade na Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber a dose.