Geral

Procura por testes de Covid-19 na rede privada aumenta 307% em dez dias, diz sindicato

A procura por teste de Covid-19 na rede privada aumentou 307% nos primeiros 10 dias deste mês em Mato Grosso, segundo o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat). O período foi comparado com os 10 primeiros dias de maio.

O levantamento mostra ainda um aumento das positivações nos testes. Entre 1º e 10 de maio os testes positivos para a doença estavam em 13%. No mesmo período de junho o número de positivações dobrou, chegando a 26%.

O aumento na procura e nos resultados positivos para a doença reflete também no número de internações nos hospitais privados. Segundo a Sindessmat, no dia 17 deste mês a ocupação de leitos de internação para Covid-19 estava em 16%.

Após uma semana, a ocupação aumentou para 28%.

Já em relação aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de unidades privadas exclusivas para o tratamento da doença, no estado, a ocupação subiu de 39% para 48% no mesmo período analisado.

Além dos casos de Covid-19, com a chegada do inverno, ocorre um aumento de casos de síndrome gripal e, por isso, a procura por atendimento nas unidades hospitalares aumenta.

Ocupação em hospitais públicos

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), 101 pacientes estão internados por Covid-19, em UTIs de Mato Grosso.

A SES afirma que os dados mostram que a falta da imunização é hoje o principal motivo do crescimento de pacientes infectados e internados em estado grave.

Conforme os dados, 91% das pessoas internadas no estado não completaram o esquema de vacinação.

Até esta terça-feira (28), Mato Grosso confirmou 759.242 casos de Covid-19 e 14.984 mortes em decorrência da doença. Dos casos confirmados, 9.313 estão em isolamento domiciliar e 734.260 estão recuperados.