Geral

Produtos químicos e radioativos contaminam água em Sorriso e outras 762 cidades do país

Um levantamento feito pela Repórter Brasil, uma organização não governamental brasileira independente fundada em 2001, aponta que produtos químicos e radioativos contaminaram a água que saiu da torneira de 763 cidades entre 2018 e 2020, incluindo o município de Sorriso.   

Os dados inéditos da Repórter Brasil mostram que o consumo de água contaminada aumenta o risco de câncer, mutações genéticas, problemas hormonais, nos rins, fígado e no sistema nervoso – a depender do produto.

Mesmo tratada, a água pode carregar agrotóxicos e outras substâncias químicas e radioativas que são perigosas à saúde quando acima dos limites fixados pelo Ministério da Saúde, segundo a Repórter Brasil.

A ONG aponta que em Sorriso foi detectada uma substância acima do limite de segurança: o Nitrato, classificado como provavelmente cancerígeno para humanos pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), órgão da Organização Mundial da Saúde.

"O nitrato e seus compostos são utilizados na fabricação de fertilizantes, conservantes de alimentos, explosivos e pela indústria farmacêutica na produção de medicamentos vasodilatadores", detalha o Mapa da Água.

Veja as detecções completas da água que saiu da torneira em Sorriso no período pesquisado aqui e o estudo completo da ONG aqui.