Geral

Profissionais da enfermagem são os mais atingidos pela covid na saúde

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) mostram que entre os profissionais da saúde os mais atingidos durante a pandemia são os que atuam na enfermagem. Técnicos de enfermagem e enfermeiros correspondem a 42,16% dos casos de covid-19.

 

Dos casos registrados entre os profissionais da área da saúde, técnicos e auxiliares de enfermagem são 25,41%, ou seja, de cada 4 casos, um é dessa categoria. Já os enfermeiros são 16,75% dos registros de covid-19.

 

Segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a categoria tem 1.388 casos registrados, com 51 vítimas fatais, o que significa uma taxa de letalidade de 6,22%.

 

Para se ter uma ideia, os médicos são apenas 9,9% dos casos do novo coronavírus na área da saúde. O quarto lugar fica com os agentes comunitários de saúde, que são 6,57% dos registros.

 

Em quinto lugar estão os recepcionistas de unidades de saúde, que são responsáveis por 4,3% dos casos da doença. A lista cita ainda trabalhadores da saúde como dentistas, farmacêuticos, nutricionista, assistente social, socorrista, doula, entre outros.