Política

Promotores começam a eleger futuro procurador geral de Justiça de Mato Grosso

O futuro chefe do Ministério Público do Estado começa a ser eleito nesta sexta-feira. São candidatos a procurador geral a promotora Elisamara Sigles Vodonós Portela e o promotor Deosdete Cruz Júnior. 258 promotores estão aptos a votar até a próxima segunda-feira. A Comissão Eleitoral explica que o sistema de votação ficará disponível no módulo eleições no portal de aplicativos do MP até às 17h e a apuração dos votos será de forma presencial no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça.

“O voto poderá ser exercido unicamente por meio do sistema eletrônico. Durante o período de votação, o sistema fornecerá informações apenas sobre o percentual de participação dos eleitores. Somente após o encerramento, será possível verificar a quantidade de votos recebidos por candidato.

O eleito sucede, a partir do ano que vem, o procurador geral José Eduardo Borges, que está concluindo seu mandato. A Constituição concede ao governador do Estado a prerrogativa de escolher entre os integrantes da lista tríplice, definida pelos Membros do Ministério Público, o nome da pessoa que chefiará a instituição por um período de dois anos. A lista é formada de acordo com a ordem de votação recebida. Em Mato Grosso, tradicionalmente a escolha da categoria tem sido respeitada pelo chefe do Poder Executivo.

Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)