Geral

Qual o significado da Sexta-feira Santa?

Para chegar ao conhecido dia da Páscoa, que comercialmente é lembrado como dia de ganhar ovos de chocolate, é preciso compreender o que está por trás desta data significativa no calendário religioso do cristianismo, como os símbolos e os rituais.

O peixe está no cardápio das famílias na Sexta-feira Santa – Foto: iStock/Divulgação

O peixe está no cardápio das famílias na Sexta-feira Santa – Foto: iStock/Divulgação

A Páscoa é uma celebração religiosa que comemora a ressurreição de Jesus Cristo num domingo, três dias após sua crucificação. Esse período, dentro da igreja católica, começa no tradicional Domingo de Ramos – celebração que inicia a Semana Santa para relembrar a chegada de Jesus em Jerusalém. Nesse dia, as famílias levam ramos de palmeiras e oliveiras para a celebração.

Os sete dias que correm até o domingo de Páscoa costuma ser de muita reflexão para os religiosos, que relembram os últimos momentos de Jesus. A sexta-feira Santa (ou Sexta-feira da Paixão) é o dia em que Jesus recebeu uma coroa de espinhos e foi pregado em uma cruz, onde foi morto. Por isso, nesse dia, os católicos costumam fazer jejum.

O jejum religioso está relacionado à fé. Na Sexta-feira Santa, por exemplo, é um dia que se abre mão da carne vermelha e para comer peixe como significado de fé. O peixe tem ligação com a Páscoa, pois remete essa conexão dos cristãos com Jesus e relembra a refeição dos apóstolos que incluíam o peixe como símbolo religioso.