Geral

Queimadas ficam proibidas em Mato Grosso a partir de desta sexta-feira

O período proibitivo do fogo em áreas rurais para limpeza e manejo em Mato Grosso começa amanhã, vai até o dia 30 de outubro. As licenças de queima controlada emitidas pela secretaria de Estado de Meio Ambiente ficam suspensas neste período. Nas cidades é proibido o ano todo.

De maio e novembro há grande risco de propagação de focos de incêndio em fazendas atingindo áreas de reserva florestal e outras, sendo considerado período de emergência ambiental.

A secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, reforça a obrigatoriedade de aceiro nas margens das rodovias e nos limites das propriedades e faz o alerta: “Nesta época é importante a cautela, o uso do fogo pode se transformar em um incêndio florestal”.

A proibição do uso do fogo não se aplica às práticas de prevenção e combate a incêndios realizadas ou supervisionadas pelas instituições públicas responsáveis pela prevenção.

O Comitê Estadual de Gestão do Fogo articula com várias agências que atuam no combate a incêndios florestais nas etapas preparação, prevenção, resposta e responsabilização.

Para atuar diretamente na prevenção e atendimento dos casos de incêndios no período crítico, o governo destinou neste ano o valor de R$ 32 milhões. Os recursos fazem parte do pacote de investimento de R$ 60 milhões para o combate aos incêndios florestais e desmatamento ilegal, que engloba sete áreas: gestão, monitoramento, responsabilização, fiscalização, prevenção e combate, proteção da fauna, e comunicação.

Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)