Educação

Reeducandos e servidora de MT se destacam em concurso nacional de redação

O tema desta edição foi “Entre o céu e o asfalto: Onde está a dignidade da população em situação de rua?”. Na categoria II (Ensino Médio, Ensino Técnico e Educação de Jovens e Adultos – EJA), o reeducando Marcos Paulo Castil Santana ficou em 1° lugar e receberá como prêmio um videogame Playstation 4.

Na categoria III (que contempla alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Médio, em cumprimento de medida socioeducativa de internação), Benildo Nolasco de Liveira ficou em 1º lugar, Alexandre Valeriano de Lima em 2º e Nattalicy dos Anjos Morais ficou em 3º lugar. O prêmio para o primeiro colocado será um smartphone Xiaomi 64GB. Para o segundo lugar será entregue um smartphone e ao terceiro, um tablet.

Tanto os recuperandos vencedores da categoria II quanto da III eram da Cadeia Pública de São José do Rio Claro, que foi fechada recentemente pelo Governo do Estado, em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Poder Judiciário e Ministério Público Estadual (MPE). Eles foram realocados em outras unidades do estado.

Já na categoria IV (alunos do Ensino Fundamental e do EJA, em situação de privação de liberdade no Sistema Prisional), a primeira colocação ficou com José de Jesus Castro (Centro de Ressocialização de Várzea Grande), a segunda com Marcio Aliendes Lhopes (Cadeia Pública de São José do Rio Claro) e em terceiro lugar ficou O.M.M.O (Penitenciária Major PM Eldo Sá Correa). O vencedor receberá um smartphone Xiaomi 64GB, enquanto os reeducandos que ficaram em 2° e 3° lugar receberão um tablet.

O Sistema Penitenciário de Mato Grosso também teve como destaque a servidora Rosana Parecida Vareiro de Souza, que ficou em 1° lugar na categoria VI (específica para servidores dos Sistemas Socioeducativo e Penitenciário). Ela, que também fazia parte do quadro da Cadeia Pública de São José do Rio Claro e hoje está na Cadeia Pública de Nova Mutum, será premiada com uma câmera digital.

A professora responsável pela inscrição e preparação dos reeducandos da Cadeia de São José do Rio Claro foi Regiani Resende Inácio. Já a professora Monica Aparecida de Oliveira e Silva orientou os reeducandos do Centro de Ressocialização de Várzea Grande, e Maria Camilo Azevedo Moraes foi a professora responsável pelos inscritos da Mata Grande.

Todos os reeducandos classificados e professores orientadores receberão também um certificado. Para a população privada de liberdade, a certificação equivale ainda a um dia de remição de pena.