Política

‘Regularização fundiária ajudará a acabar com queimadas na Amazônia’

Foto: Canal Rural

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que está sendo formada uma força-tarefa para acelerar a regularização fundiária no bioma Amazônia. De acordo com o comentarista Miguel Daoud, a solução para os problemas com desmatamento e queimadas começa aí.

“Essa região tem em torno de 1 milhão de pequenos proprietários que precisam ter suas terras regularizadas, que foram colocados lá pelo governo e não têm títulos de terra e, consequentemente, acesso a recursos”, diz.

Segundo Daoud, muitas queimadas são feitas por falta de crédito para investir em tecnologia e de extensão rural para orientar os produtores. “Se ele compra um trator para fazer o remanejamento da terra, não vai precisar queimar. Os pecuaristas, para matar os carrapatos, queimam o pasto. Se tivessem recursos, eles usariam outras técnicas”, afirma.O comentarista diz ter conversado com Evarista de Miranda, pesquisador e chefe-geral da Embrapa Territorial, que concordou que a regularização fundiária também dará condições de entender o que realmente é desmatamento ilegal, o que possibilitaria prender os criminosos. “Temos que parar de hipocrisia, de dizer que a regularização dá vantagens a grileiros, e resolver esse assunto”, finaliza.