Geral

Representantes do Estado visitam espaços para implantação de UTI em Sorriso

Foto: Cenário MT

A possibilidade de implantação de leitos de UTI para tratamento da Covid-19 em Sorriso está a cada dia mais próxima de se tornar real. A informação é do secretário de Administração, Estevam Calvo, que está a frente da comissão de trabalho que busca a implantação de mais leitos de UTI no município. Estevam pontua que quinta (11), integrantes da Secretaria de Saúde do Estado estiveram no Município e avaliaram tanto as instalações do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima e do prédio do PSF Central. “Inicialmente, nos repassaram que há sim a possibilidade nesses espaços”, frisa.

O secretário ressalta que hoje a comissão busca legalidade para poder investir recursos municipais no projeto. Estevam explica que, caso o município instale as UTIs com recursos próprios no PSF Central ou realize repasse financeiro para que o Hospital Fátima possa manter os leitos, é necessário que tudo se estabeleça dentro da legalidade. “Como o dinheiro é municipal, não poderíamos atender munícipes de outros municípios porque iria contra critérios legais, e, a nossa maior preocupação nesse momento não é só em relação à fonte do recurso e sim salvar vidas. Pois, todo o empenho e investimento será para salvar vidas”, ressalta Estevam.

Para buscar formas de poder investir, ontem (12) à tarde, Estevam deverá ir até os municípios de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum para analisar como os hospitais credenciaram leitos de UTI Covid-19 pelo SUS.

Em reunião também nesta manhã, o prefeito Ari Lafin, destacou que a luta por mais leitos de UTI para tratamento de Covid-19 em Sorriso se estende desde o início da pandemia. “Tentamos instalar no PSF Central ano passado e não fomos liberados. Buscamos parcerias com os hospitais particulares ainda no ano passado. Entendemos que o Hospital 13 está realizando um grande trabalho atendendo convênios e situações privadas e naquele outro momento a direção do Fátima não tinha condições; hoje é outra realidade, o Hospital Fátima está se adequando e estamos juntos buscando alternativas”, diz ao destacar que nesse momento, o Hospital Fátima tem interesse imediato em instalar cinco leitos para atendimento de UTI Covid-19. “E se encontrarmos meios legais, vamos ampliar o atendimento com mais leitos no PSF Central”, além disso, o Governo do Estado irá concentrar o trabalho da reforma no Hospital Regional de Sorriso para poder abrir 10 leitos de UTI no espaço.

Estevam lembra que desde o início da pandemia, Sorriso tem investido no tratamento precoce com o Hospital de Campanha Municipal que está aberto 24 horas e conta com três equipes médicas trabalhando diuturnamente. A unidade (HCM) dispõem de 15 leitos com oferta de oxigênio medicinal com reservatório próprio com capacidade para 30 mil metros cúbicos; 19 respiradores também estão à disposição na estrutura, cinco deles de última geração e de UTI. Há ainda, 19 cápsulas Vanessa distribuídas entre o HC e a Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava, equipamentos como o BiPAP; uma sala de raio-X, a Central de Coletas de Exames para suspeitos de Covid-19 e o serviço de fisioterapia disponível para pacientes internados e fisioterapia cardiopulmonar para os pós Covid.

Além da atual estrutura, caso for necessário é possível ampliar o atendimento com a oferta de mais nove leitos; o município dispõe ainda de cinco leitos de estabilização instalados na UPA. Quando há necessidade de exames especializados, como de tomografia, o município tem arcado com os custos em clínicas particulares.

Estrutura do Hospital Fátima 

O Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima conta com 36 leitos para internação normal e 04 leitos para internação semi-intensiva e um centro cirúrgico com 237m² composto de quatro salas de cirurgias, equipadas com aparelhos modernos. São 2.374 m² de área construída em um espaço total de 7.073,00 m².