Geral

Restrições são atualizadas e 'fecha tudo' no domingo é alterado

O governo de Mato Grosso atualizou as medidas restritivas anunciadas na manhã desta segunda-feira (01). Com a mudança, divulgada nesta tarde, o "fecha tudo" imposto aos comércios aos domingos não está mais válido e os estabelecimentos poderão funcionar até às 12h, assim como previa a normativa para os sábados.

Conforme anunciado pelo Portal Sorriso, uma série de medidas foi anunciada para os próximos 15 dias, a fim de diminuir a alta de casos da covid-19 em Mato Grosso. Segundo anunciado pelo governo, as ações restritivas passarão a valer a partir desta quarta-feira (03).

Confira as medidas com a atualização:

- De segunda à sexta, proibição de todas as atividades econômicas das 19h às 5h. Aos sábados e domingos, a proibição será após o meio-dia. A exceção fica por conta das farmácias, serviços de saúde, funerárias, postos de gasolina (exceto conveniências), indústrias, transporte de alimentos e grãos, e serviços de manutenção de atividades essenciais, como água, energia e telefone.

- Nos horários permitidos, as atividades econômicas deverão respeitar as medidas de segurança, como o uso de máscara, distanciamento e limitação de 50% da capacidade máxima do local.

Eventos podem ocorrer dentro do horário permitido, respeitado o limite 30% da capacidade do local, e número máximo de 50 pessoas.

- Os serviços de entrega por delivery seguem autorizados até às 23h.

- O transporte coletivo e congêneres (Uber, 99, etc) podem funcionar normalmente.

- Toque de recolher a partir das 21h até às 5h, com proibição de circulação.

- Projeto de lei que prevê multa a pessoas físicas e às empresas que descumprirem as normas, bem como notificação à Polícia Civil e Ministério Público.

- Nos órgãos públicos estaduais, fica suspenso o atendimento presencial em todas as secretarias e órgãos do governo, com exceção das unidades finalísticas. Quanto a jornada de trabalho, cada secretaria/autarquia vai disciplinar medidas para redução do fluxo de pessoas.

Texto: Redação Portal Sorriso