Geral

Retorno às aulas presenciais em Sorriso foi tranquilo, avalia secretária de Educação

Os alunos da rede municipal de ensino de Sorriso retornaram às salas de aula nesta terça-feira (1º). Logo no início da manhã, equipes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) percorreram escolas para acompanhar a chegada dos alunos às unidades. “O retorno foi muito tranquilo, tudo dentro da normalidade”, disse a Secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, que iniciou as visitas no Bairro Morada do Bosque, com a Escola Municipal São Domingos.

De acordo com Lúcia, a retomada das atividades presenciais segue o protocolo elaborado pela Semec, em consonância com a Secretaria Municipal de Saúde, e levando em consideração orientações do Governo Federal, e demais instituições para que as aulas fossem retomadas da forma mais segura possível. “As unidades estão seguindo corretamente o plano de contingenciamento. Como ainda estamos vivendo uma pandemia, as recomendações são as mesmas: o uso obrigatório de máscara e uso de garrafinha de água individual, evitando compartilhar objetos pessoais dentro das escolas. Medidas preventivas como o uso do álcool 70º e o distanciamento social continuarão sendo observadas”, destacou a secretária, frisando que as equipes gestoras e todos os professores estão orientados para auxiliar no processo.

“Agradecemos aos pais que têm confiado nas unidades escolares e estão encaminhando seus filhos para que o processo de aprendizagem de nossas crianças possa fluir durante este ano letivo. Mas, solicitamos a colaboração para que procurem atendimento médico quando a criança apresentar sintomas gripais. Desta forma, o profissional poderá apurar a causa e fornecer uma declaração dizendo se o aluno poderá frequentar as aulas sem que haja riscos à comunidade escolar”, complementou.

A gestora pontuou ainda o desafio que a Educação terá, daqui em diante, para dar conta dos déficits de aprendizagem gerados pela pandemia. “Estamos retornando com foco na recuperação da defasagem de aprendizagem. Para isso, precisaremos do apoio dos pais, para que acompanhem seus filhos em casa, auxiliem nas tarefas, pois trabalhando juntos conseguiremos recuperar os prejuízos que a pandemia gerou na aprendizagem de nossos alunos”, destacou.

Com o retorno das aulas presenciais, a Secretaria de Educação e Cultura iniciou a entrega aos estudantes cuja família é cadastrada no CadÚnico de um kit escolar composto por uma camiseta e itens utilizados no dia-a-dia da sala de aula, como cadernos, lápis, borracha, cola, entre outros materiais básicos. “Os kits já estão sendo distribuídos nas unidades escolares e nenhuma criança ficará sem estudar por falta de material”, garantiu Lúcia.