Geral

Saae registra aumento de mais de 12% no consumo de água por família durante a seca

No período de seca é comum e esperado que oconsumo de água aumente. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), autarquia responsável pelo abastecimento de água em Lucas do Rio Verde, orienta sobre o consumo consciente por parte da população.

Nos meses de junho e julho foi registrado um aumento de 12,6% no consumo médio de água na cidade. Em relação ao ano passado, o aumento nesse período foi de 6,8% na produção de água.

De acordo com o Saae, a média de consumo no período de estiagem por unidade – sendo a unidade cada imóvel que possui um relógio de água, como casas, comércios e estabelecimentos – é de 16,74 m³ (16.740 litros/mês).

Em 2020, nos seis primeiros meses, foram registradas 78 reclamações de problemas com o abastecimento, enquanto este ano 23 pessoas se queixaram de falta d’água no município, redução de cerca de 70% nas reclamações.

Confira dicas para um consumo consciente da água:

– Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça.

– Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você se ensaboa, o registro deve ser fechado.

– Organize a louça antes de lavá-la. Use uma bacia para deixar os utensílios de molho, para amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez. Isso e o uso de materiais biodegradáveis também ajudam na economia.

– Ao lavar os vegetais utilize uma bacia e escovinha se precisar remover a sujeira.

– Junte o máximo de roupa suja e utilize a máquina de lavar cheia, respeitando a capacidade indicada pelo fabricante, assim utilizará menos vezes o equipamento, evitando o desperdício de água e energia.

– Dê preferência para a utilização de vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de casas, prédios e empresas.