Geral

Secretária comenta crise hídrica e não descarta apagão em MT

Baixo volume de água nos reservatórios hidrelétricos de Mato Grosso, devido à estiagem precoce e a forte seca da região, preocupa pela possibilidade de ‘apagão’ no estado. À frente da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Mauren Lazzaretti ressaltou que o problema é enfrentado em todas as regiões do país.

O fato tomou maiores proporções, após o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que até então afastava essa possibilidade, afirmar, durante seu pronunciamento na última terça-feira (31), que a "condição hidroenergética se agravou” e ainda apelar para que a população evite o desperdício de energia elétrica.

Mauren explicou que a Sema avalia as condições dos reservatórios de MT e acompanha a capacidade de produção energética para o estado.

Sobre o panorama atual, a secretária afirmou que todos os reservatórios estão com volume de água abaixo do esperado para este período do ano.

Ainda exemplificou com o principal deles, da Usina Hidrelétrica do Manso, que hoje está com o volume de água com cerca de cinco metros a baixo do estimado para o momento.

Sobre a possibilidade de apagão, Mauren não descarta a possibilidade e explicou que Mato Grosso está ligado sistema nacional e se o estado sofrer com racionamentos é porque o país todo está passando pela mesma situação.

“Mato Grosso está ligado sistema nacional [de energia]. Então, se nós tivermos um apagão, ele será para o país todo, todos vão ter restrição, não temos nenhuma beneficie em relação a isso. É um risco que o Brasil todo está correndo se não tivermos condições de suprir essa baixa na geração de energia pelo fato de os reservatórios estarem abaixo dos níveis normais. E é algo que nós vamos ter que conviver. Todos nossos reservatórios estão com volume de água abaixo do esperado. Basta ver Manso, que está cinco metros abaixo do que era esperado”, explicou Mauren.