Geral

Secretaria confirma 5 casos de varíola dos macacos em Sinop

O coordenador do Centro de Combate às Endemias de Sinop, Jorge Bevilaqua confirmou, cinco casos da varíola dos macacos (Monkeypox) em Sinop. Ele afirmou que entre os positivos estão duas crianças e três adultos, que estão com os casos clínicos estabilizados, outros nove casos seguem em investigação. O tratamento da doença necessita de repouso e uso da medicação indicada pelas unidades de saúde para cada caso.

Segundo Jorge, os sintomas comuns são semelhantes aos de outras doenças, como febre, dor corporal e nos olhos, alguns casos também podem apresentar tosse. A doença pode ser transmitida independente da faixa etária, já que é uma doença transmitida por pequenos roedores, como esquilos e algumas espécies de ratos através de contato com fluídos corporais, lágrimas, saliva, mucosa nasal, entre outros.

O coordenador explicou que a vacina da varíola comum também protege contra o Monkeypox, cerca de 85%. Ele reforça que os cidadãos que estiverem com a carteira de vacinação em dia estão prevenidos contra o vírus. Em caso de sintomas, o paciente deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento ou a Policlínica Menino Jesus.

As prevenções da doença se assemelham com os cuidados contra a dengue e o Covid-19, sendo importante a redução de contato físico e troca de fluídos corporais em todos os aspectos, compartilhamento de objetos pessoais, além da limpeza dos quintais para dificultar a proliferação de pequenos roedores próximos ao perímetro urbano.

Cidades com maior número de notificações

Cuiabá – 71 – 58 positivos
Várzea Grande – 35 – 18 positivos
Tangará da Serra – 9 – 4 positivos
Sorriso – 4 – 1 positivo
Lucas do Rio Verde – 3
Nova Mutum – 2

Só Notícias/Ana Dhein (foto: assessoria/arquivo)