Educação

Secretaria de Educação amplia atividades de educação remota a partir da próxima semana

Foto: Portal Sorriso com Decom

A partir do dia 1.º de junho (próxima segunda-feira), as atividades pedagógicas que vem sendo disponibilizadas para os alunos da rede municipal de ensino de Sorriso por meio do “Ensina Mais Sorriso”  podem vir a contar como atividades letivas, de acordo com a avaliação dos conselhos Municipal e Estadual de Educação. A determinação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) foi estabelecida por meio da portaria normativa n.º 5, publicada dia terça (26) e tem validade enquanto durar a pandemia do novo coronavírus, que provoca a Covid-19.

Para tanto, continuam a ser disponibilizadas atividades pelo site Ensina Mais Sorriso (que pode ser acessado pelo www.sorriso.mt.gov.br) e agora também serão propostas atividades dos livros didáticos utilizados pelos alunos, sejam os livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNDL), para os alunos do 1.º ao 4.º ano; ou os livros do Sistema Aprende Brasil, para os alunos do 5.º ao 9.º ano. Para os pequeninos, os professores também seguem com as atividades lúdicas e orientativas, como brincadeiras, jogos, músicas e outras propostas que estimulem o desenvolvimento de acordo com a faixa etária.

Haverá orientações para que os pais desenvolvam as atividades propostas com os filhos e, no caso de dúvidas, ou da necessidade de explicações adicionais, os professores, de suas casas, estarão à disposição, no horário regular das aulas, por aplicativos de mensagens instantâneas. A participação dos alunos nas atividades contará como presença.

A entrega, bem como a devolução das pastas com as atividades, obedece todas as regras de segurança sanitárias e será feita de maneira programada. Os pais serão orientados sobre o horário que devem retirar e também devolver as pastas. Para os alunos do interior, a equipe do Departamento de Transporte Escolar já está mapeando as linhas para elaborar o cronograma de entrega das atividades nos pontos.

As regras do processo foram baseadas em uma série de documentos e, ao mesmo tempo que seguem as orientações de autoridades de Saúde para conter a disseminação do novo coronavírus, também primam pelo desenvolvimento cognitivo das crianças, evitando possíveis retrocessos no processo de ensino-aprendizagem, bem como ainda ajudam as famílias a passar de forma menos estressante por este período de isolamento familiar.

A normativa também se guiou pelo Parecer do Conselho Nacional de Educação/ Conselho Pleno (CNE/CP) n.º 5/2020, que trata da reorganização do calendário escolar e torna possível o cumprimento da carga horária mínima anual com atividades não presenciais, bem como na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n.º 9394/96. “Buscamos atender, da maneira mais democrática possível, todos os nossos alunos, inclusive os que recebem Atendimento Educacional Especializado (AEE), garantindo uma retaguarda de apoio nas unidades escolares e colocando o professor como protagonista no processo de articular, com cada turma, o processo que for mais produtivo, levando em consideração as características, as necessidades e as potencialidades de cada aluno”, explica a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.

Caso os pais tenham dúvida sobre a nova conduta que deve ser adotada a partir de agora, podem e devem entrar em contato com a Semec, pelo 3545 8100, das 7h às 11 horas e das 13h às 17 horas, de segunda à sexta-feira. “Queremos tranquilizar os pais, garantindo que, mesmo à distância, estamos juntos neste momento, que é adverso para todos nós, mas que, com união de esforços e muita colaboração, poderemos passar da maneira menos traumática para todos, aproveitando esta oportunidade para criar novos laços e desenvolver novas habilidades”, finaliza.

Texto: Redação Portal Sorriso com Decom