Geral

Secretaria de Saúde de Sorriso faz exame preventivo de câncer uterino

Para celebrar o 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Saúde de Sorriso faz exanes preventivos de câncer uterino. Nos dias 12 e 16, haverá atendimento estendido para coleta de exame preventivo.

A coordenadora da Área de Gestão e Planejamento, Cátia Luciano, explica que no sábado (12), o atendimento será das 13h às 18h; já na quarta-feira (16), haverá horário estendido até as 21h.

Cátia salienta que cada Unidade Básica de Saúde (UBS) fará seu planejamento para atendimento. “Algumas atenderão no dia 12 e outras no dia 16; mas, em ambas as datas estamos trabalhando com horário alternativo para dar oportunidade às mulheres que trabalham e não conseguem procurar atendimento em horário comercial”, frisa.

Para saber em que dia procurar atendimento, só é preciso que as mulheres procurem o PSF mais próximo de suas residências para o agendamento. Além disso, na data em que estiver aberto ou no dia 12 ou no dia 16, os PSFs também irão atender com livre demanda.

O que é o preventivo?

O exame preventivo do câncer do colo do útero é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. O exame é a principal estratégia para identificar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. 

Quem deve e quando fazer o exame preventivo?

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. O exame deve ser feito anualmente.

O que fazer após o exame?

A mulher deve retornar ao PSF na data marcada para saber o resultado e receber instruções. Vale lembrar que tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico.

Capacitações

Além da programação para a coleta do preventivo, a Secretaria de Saúde irá realizar um momento só para elas, as profissionais que atuam nas áreas administrativas e que por trás das telas movimentam o dia-a-dia da pasta. Será uma formação com o tema “Aqueça seu coração; acredite no seu melhor. Humanizar é preciso”. A tarde especial será no dia 18 de março, a partir das 13 horas.

Na data, as profissionais terão palestra com as psicólogas Fabíola Slaviero Tiecher e Rafaelle Cristina Venega Arenhardt e o fisioterapeuta, Gustavo Silvestre.

Sílvia Gehring, do Departamento de Educação em Saúde, destaca que esse será um momento importante para debater a importância do acolhimento humanizado e da atenção integral voltada às colaboradoras da saúde do Município.

O evento é uma parceria por meio do departamento de Educação em Saúde com o Lions e Leo Clube de Sorriso. A formação será na sede do Lions Clube, na rua Peixoto de Azevedo 330, Bela Vista.