Geral

Secretaria de Saúde terá dois dias de horário estendido para aplicação de segundas doses e doses de reforço

A Secretaria Municipal de Saúde irá realizar uma ação especial com horário estendido, das 13h30 às 20 horas, hoje (19) e quarta-feira (20), para aplicação de segundas doses e doses de reforço (terceira dose) da Covid-19.

A ação será no Centro de Eventos Ari José Riedi, no Rota do Sol e no PSF Nova Integração, a Upinha da Zona Leste. Não é necessário agendar, pois o atendimento será por livre demanda.

A terceira dose é destinada às pessoas com 60 anos de idade ou mais com intervalo de seis meses de prazo da aplicação da segunda dose ou dose única; e portadores de deficiência, doenças graves, transplantados, pacientes em tratamento contra o câncer, ou pacientes HIV soropositivos, que receberam a segunda dose há mais de 28 dias.

No sábado (16) pela manhã, foram aplicadas 592 doses de imunizante contra a Covid-19, também de segundas doses e doses de reforço para pessoas com 60 anos ou mais e imunossuprimidos. Foram 160 doses no PSF Nova Integração e 432 no Centro de Eventos Ari José Riedi.

Campanha de multivacinação 

Sorriso aplicou 2.829 doses – sendo 1.639 de vacinas de rotina e 1.190 doses de vacina da gripe, no dia D da campanha de multivacinação realizado neste sábado (16). A ação fez parte da megacampanha do Ministério da Saúde para a atualização vacinal de recém-nascidos até adolescentes com 15 anos.

Quinze unidades de saúde, incluindo os distritos de Primavera e Boa Esperança estiveram abertos durante o sábado, das 7h30 às 16h30, para a aplicação de 18 tipos de vacinas que protegem crianças e adolescentes de doenças como poliomielite, sarampo, catapora, caxumba, HPV e meningite, dentre outras. A vacina contra a gripe também estava disponível para maiores de seis meses que ainda não tinham recebido o imunizante. Os adultos que estavam com alguma vacina em atraso também puderam atualizar o cartão.

Todos os PSFs estão realizando a atualização vacinal desde o dia 1º de outubro. Quem ainda não levou seus filhos para vacinar pode procurar uma unidade de saúde até o dia 29 de outubro. Lembrando que a caderneta vacinal atualizada é quesito obrigatório para matrícula ou rematrícula nas escolas.