Geral

Secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer visita Sorriso

Sorriso recebeu nesta sexta-feira (2) a visita do secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel), Alberto Machado, o Beto Dois a Um. Acompanhado de sua equipe, ele veio conhecer e avaliar todos os projetos desenvolvidos no Município por meio dos incentivos da Lei de Emergência Cultural denominada Aldir Blanc, que prevê recursos ao setor cultural durante a pandemia.

Em um tour pela cidade, o secretário visitou algumas das obras culturais provenientes do edital de Artes Visuais que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) lançou, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), que contam com a aplicação de valores captados pela Lei Aldir Blanc. Conheceu as esculturas o “Origami”, no Lago do bairro Rota do Sol; a obra “Olhar pra dentro de si”, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato; e o “Mensageiro dos Ventos”, na Avenida Blumenau. Beto pode também apreciar as pinturas artísticas que estão sendo feitas pelos artistas sorrisenses Nonato e Thais Gomes nos viadutos da BR 163, no perímetro urbano de Sorriso. Além dos viadutos, o incentivo contempla também a execução de obras em outros pontos da cidade, como a Torre do Marco Zero e a Biblioteca Monteiro Lobato.

De acordo com a secretária-adjunta de Educação e Cultura, Marisa Netto, a visita do secretário de Estado foi muito importante, pois possibilitou que Sorriso mostrasse todos os projetos desenvolvidos pelo Departamento de Cultura e que foram possíveis graças aos recursos oriundos da Lei Aldir Blanc. Segundo ela, o Município foi beneficiado pela lei de incentivo à cultura com mais de R$ 900 mil em investimentos. 

“Para nós foi um privilégio receber o secretário Beto em nossa cidade e poder mostrar um pouco do nosso trabalho. O fomento à cultura é importante e os programas de incentivo estão sendo fundamentais para auxiliar os artistas que vem sofrendo os reflexos da pandemia”, disse Marisa.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, destacou os resultados alcançados pela Lei Aldir Blanc em Sorriso e sua importância para o setor, que vem possibilitando, em meio à pandemia, que artistas, agentes e trabalhadores da cultura se mantenham em atividade, desenvolvendo os mais diversificados projetos. 

“Fizemos uma prestação de contas da Aldir Blanc ao secretário e pudemos agradecer pelo incentivo que tem contemplado toda a cadeia produtiva da cultura neste momento difícil que vivemos”, frisou a gestora da pasta.

Também foram apresentadas ao secretário as oficinas culturais que Sorriso oferece em seus 14 pólos, que têm como objetivo estimular o desenvolvimento social, cognitivo e motor de crianças e adolescentes.  

“Sorriso tem um protagonismo muito grande no que diz respeito à cultura e ao esporte. A gestão está de parabéns, pois tem um olhar bastante atento e sensível a essas áreas tão importantes, pois são fatores de transformação social na vida das pessoas”, disse Beto, colocando a Secel à disposição do Município. “Estamos de portas abertas para levar cultura e esporte aos quatro cantos do Estado”.

No final da manhã, Beto foi recebido pelo prefeito Ari Lafin no gabinete, onde recebeu de presente da equipe do Departamento de Cultura a tela da artista plástica Mary Riboli, que representa o Horto Florestal.

Ari agradeceu a visita do secretário, destacando que sempre é muito positivo receber um representante do Estado. 

“Hoje tivemos a honra de receber o secretário Beto em nossa cidade e ficamos muito felizes pelas suas palavras enaltecendo a cultura e o esporte sorrisense no cenário estadual. Disseminar a cultura em suas diferentes formas de expressão e fortalecer o esporte é nosso objetivo e, poder contar com a Secel para tornar isso uma realidade, é gratificante”, ressaltou.