Saúde

Secretário prevê abertura de 10 leitos de UTI para Covid- em Sinop

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que o Estado está trabalhando para criar novos leitos de UTI para pacientes graves da covid-19 em Mato Grosso. A declaração foi dada durante entrevista ao Jornal da Capital, da Rádio Capital FM, nesta quinta-feira (21), diante do aumento considerável da taxa de ocupação dos leitos estaduais.

“Considerando que hoje nós temos 107 leitos de UTI disponíveis, nos estamos empregando esforços pra isso. Para criar mais 10 leitos de UTI em Sinop, 10 em Rondonópolis, mais 40 leitos de UTI no Hospital Estadual Santa Casa, mas mesmo com a missão desses novos leitos, isso demora certo tempo, cerca de 20 a 30 dias para você viabilizar, a situação ela não é confortável”, aponta.

Gilberto chamou atenção para o comportamento da população e reforçou que não há velocidade para esse esforço técnico que dê conta se não houver conscientização das pessoas.

“Um novo leito para ser implementado demora de 20 a 30 dias se tudo der certo com a burocracia que é necessária. E a população se comporta como se isso não fosse relevante. Ah! Eu não vou pegar! Esquecem-se do coronavírus, mas o coronavírus não se esqueceu da gente. Então continua necessário o apelo à população para que nesse momento ajude a conter a disseminação do vírus se não nós teremos dias difíceis pela frente”, declara.

Texto: Amanda Simeone/Capital Notícia