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Segurança durante a Exporriso é tema de reunião

Para que haja segurança durante os quatro dias de Exporriso, estão sendo promovidas reuniões. De 11 a 14 de maio, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Recordando os Pagos vai abrigar a tradicional comemoração pelo aniversário da cidade, que não foi promovida nos últimos dois anos por conta da pandemia de Covid-19.

Para garantir que a festa, que nesta edição será promovida com portões abertos, transcorra sem contratempos, o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura vem se reunindo com demais integrantes da Administração Municipal, e com representantes da empresa organizadora e das forças de segurança que atuam no Município.

“Esta é a segunda reunião com o grupo, o que nos permite acompanhar o check-list  da empresa organizadora, planejar a atuação das forças de segurança e antever situações para evitar qualquer tipo de transtorno”, explica Moura.

Reforço na iluminação

Entre os itens para tornar o local mais seguro está a sequência do “Sorriso Iluminado”, que consiste na troca das antigas lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED, que ofertam mais luminosidade com menos consumo de energia elétrica. “Conversamos com a equipe, e, nos próximos dias, toda a região deve contar com a nova tecnologia, que já faz parte da Mário Raiter, que passa na lateral do CTG e da Mato Grosso, que passa na frente”, acrescenta o gestor.

Ingresso solidário

A previsão é de que cerca de 30 mil pessoas circulem no local em cada um dos quatro dias da festa, que vai contar com rodeio e shows em todos os dias. Mesmo sem a cobrança de ingressos, que for ao local pode contribuir com a doação de 1 kg de alimento não perecível.

As doações serão destinadas à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que fará a distribuição, a partir do crivo técnico de seus profissionais, a instituições de caridade e famílias em situação de vulnerabilidade social.

 Shows

Quem abre a cartela de shows, no dia 11, é o prata da casa Gabriel Marcolan e, na sequência, o DJ Alok segue no comando da festa. Na quinta-feira (12), o show será da dupla Zé Neto e Cristiano e no dia 13, quando Sorriso comemora seus 36 anos de emancipação político-administrativa, quem assume o microfone é Gustavo Mioto. A festa será encerrada, no dia 14, com os Barões da Pisadinha.

 Trânsito

Para garantir fluidez ao tráfego de veículos, sejam os grandões para o transporte dos animais do rodeio, sejam os carros e motos de quem vai curtir a festa, já estão sendo mapeados possíveis gargalos.

Para tanto, o diretor da empresa organizadora, Diogo Oliveira Cardoso; o coordenador da Guarda Municipal de Trânsito (GM), Márcio Pires; e o comandante do 12.º Batalhão de Polícia Militar, Jorge Almeida, verificarão, com base no croqui do local da festa, e também in loco, alternativas para entrada e saída de veículos, assim como locais para estacionamento.

Secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Vandely Gnoato já antecipa que a melhor opção para quem quer aproveitar a festa com segurança e tranquilidade é deixar o carro guardado na garagem. “Para tanto, devem ser ofertadas linhas especiais do transporte coletivo e os carros por aplicativo, assim como os táxis são alternativas para garantir momentos de lazer com segurança e tranquilidade”, afirma.

 

Planejamento da empresa

Diretor-geral da Bakana Produções, Diogo Oliveira Cardoso, explica que tudo está sendo pensado em detalhes. “Já alugamos uma área para servir de estacionamento e está sendo contratada uma empresa de segurança para atuar de maneira espalhada em vários pontos do local, assim como reforçar o cuidado na entrada da festa”, adianta, complementando que duas ambulâncias home care também serão garantidas pela organização.

 

Forças policiais

“Como se trata de um evento público, a PM também estará presente para garantir a segurança no local”, explica Jorge Almeida, destacando que já foi solicitado o reforço do 1.º Esquadrão Independente de Policiamento Montado, a Cavalaria de Nova Mutum.

Assim como o policiamento ostensivo será reforçado durante a festividade, a Polícia Judiciária Civil (PJC) também vai disponibilizar o serviço de confecção de boletins de ocorrência no local da festa. “Estamos à disposição para fazer este trabalho e evitar que a pessoa que tenha sido vítima de um pequeno furto, por exemplo, ou que tenha extraviado os documentos, precise se deslocar até a delegacia para fazer o B.O”, informa.

"Temos que destacar o indispensável papel do Corpo de Bombeiros no processo, desde a emissão do alvará e fiscalização para que toda a estrutura da festa obedeça a todos os critérios de segurança, assim como o trabalho de apoio durante o evento", ressalta Moura, acrescentando outros encontros serão necessários, assim como o diálogo com representantes de outros setores também.