Geral

Segurança nas escolas de Sorriso é pauta do GGI; comissão de segurança é criada

O tenente-coronel PM Ilton Botelho, diretor da Escola Estadual Tiradentes Cabo Dilceu Amaral, é o presidente da comissão de trabalho que vai elaborar o Plano Municipal de Segurança Escolar.

Nomeado durante a reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) desta quinta-feira (6), Botelho conduzirá a primeira reunião às 16h30, junto ao secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) e à secretária de Educação, Lúcia Drechsler, quando serão definidos os demais integrantes do colegiado.

“É imprescindível discutirmos a segurança nas escolas neste momento de imensa dor em nosso país, tanto pelo ataque de ontem em Santa Catarina, quanto pelo de São Paulo dias atrás e aproveito os senhores aqui reunidos, especialmente os responsáveis diretos pela Educação [Lúcia Drechsler] e Segurança Pública [José Carlos Moura], para que possamos tomar medidas, verificando sempre o que é mais viável e mais rápido”, destacou o prefeito Ari Lafin.

E uma solução assim, viável e rápida, seria a licitação do serviço de monitoramento de unidades escolares por empresas especializadas. “Somos muito gratos à Câmara, pelo trabalho de trazer este tema à discussão ainda ontem, em audiência pública, e precisamos sim, ampliar este debate”, complementou o gestor.

Ilton Botelho ressaltou que este é um tema sério, sensível e complexo. "E será tratado da mesma forma, com muita seriedade de forma democrática e, pensamos que a segurança nas escolas perpassa por ouvir os profissionais que lá trabalham e entender a realidade de cada unidade escolar. As instalações físicas serão avaliadas também, são inúmeras as tecnologias que podem ser agregadas no ambiente escolar para garantir maior segurança, nomeá-las aqui, tomaria muito tempo, mas todas elas serão analisadas com critério, visando garantir também integridade psicológica dos nossos alunos diante de tudo isso”.