Polícia

Seis presos em Mato Grosso em operação que investiga golpes do ‘falso parente’ pelo WhatsApp

Policiais da delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos e da Derf de Barra do Garças, deu apoio operacional à Operação Ludíbrio, deflagrada pela Polícia Civil do estado do Pará para cumprimento de 30 ordens judiciais a uma associação criminosa voltada para golpes e crimes patrimoniais utilizando perfis falsos no aplicativo de conversas WhatsApp. A investigação identificou que entre os meses de março a julho de 2022 o grupo criminoso fez diversas vítimas no Estado do Pará, cujo prejuízo financeiro girou em torno de R$ 95 mil. 

Foram cumpridos 14 mandados de prisões preventivas e 16 de buscas e apreensões domiciliares, expedidas pela Justiça do estado do Pará pelos crimes de estelionato mediante fraude eletrônica e associação criminosa. Os mandados foram cumpridos em cidades Várzea Grande, Barra do Garças e nos municípios de Goiânia (GO), Anápolis (GO), Santa Helena de Goiás (GO), Mineiros (GO) e João Pessoa (PB). 

Em Mato Grosso, seis alvos da operação tiveram mandados de prisão cumpridos, sendo cinco em Barra do Garças e uma em Várzea Grande. As diligências seguem em andamento para identificação de novos suspeitos, assim como prisão de alguns alvos que seguem foragidos. 

A associação criminosa, com atuação interestadual, fazia uso de um aplicativo de conversas e se passava por parentes ou pessoas próximas das vítimas, solicitando transferências financeiras, via PIX, no golpe conhecimento como “falso parente”.

Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)