Polícia

SEMA apreende 6 maquinários utilizados para desmate ilegal em MT e aplica R$ 849 mil em multas

A secretaria estadual de Meio Ambiente, em parceria com a Polícia Militar, apreendeu seis máquinas que estavam sendo utilizadas em desmatamento ilegal e aplicou R$ 849,9 mil em multas, pelo desmate de 284,8195 hectares do bioma Amazônia. A operação fiscalizou os municípios de Novo Santo Antônio, Serra Nova Dourada, São Félix do Araguaia, Santa Cruz do Xingu, Vila Rica, Santa Terezinha e Confresa, esta semana.

Foram apreendidas uma escavadeira  hidráulica utilizada para abertura de drenos sem licença, três tratores de esteira, um trator de pneu e um trator de pneu com carreta reboque, flagrada executando a extração ilegal de madeira. Também foi retirada dos infratores uma motosserra.

As fazendas fiscalizadas tinham alertas de imagens de satélite que mostram a mudança de vegetação em tempo real, o que possibilita o flagrante. “A fiscalização do desmatamento continua em toda a região, com reforço durante a Operação Amazônia e apoio da Polícia Militar para reduzir o índice de ilegalidade”, destaca o diretor da regional, Edivaldo Soares Silva.

A retirada do maquinário do infrator pego em flagrante impede que continue a praticar o desmatamento ilegal, além de desincentivar a ocorrência de crimes ambientais.

Redação Só Notícias (foto: assessoria)