PODER EXECUTIVO

Semsas realiza mais de 300 procedimentos no primeiro plantão da saúde feminina

Já na primeira semana de outubro, a Secretaria de Saúde e Saneamento cumpriu um extenso calendário de ações voltadas para o ‘Outubro Rosa’ com resultados muito positivos

Bem no comecinho do mês, no dia 02, um podcast versou sobre a importância da campanha “Outubro Rosa”, levando mais informações sobre o tema.

Em seguida, o 03 de outubro e, dia 04 no período da tarde, das 13 às 17 horas os PSFs do Jardim Bela Vista, Jardim Primavera, Rota do Sol e Nova Integração realizaram roda de conversa sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse ano, as equipes da Secretaria de Saúde e Saneamento contam com a parceria da ONG Cirinho Sorrindo. novas rodas de conversa sobre o tema retornam aos mesmos locais nos dias 24 e 31 de outubro, levando, ainda mais informações.

Já, na sexta-feira, dia 06, das 7 às 11 horas, a roda de conversa sobre o diagnóstico precoce aconteceu no PSF João Carlos Zimermann do Mário Raiter, também com a equipe da Secretaria e da ONG Cirinho Sorrindo.

No sábado, dia 07, a Semsas realizou plantão da saúde feminina. Para coleta de preventivo de colo de útero, das 13 às 17 horas, nos PSFs São Matheus, Rota do Sol, Pinheiros 3, Mário Raiter e Bela Vista. Segundo dados da secretaria foram mais 150 coletas de preventivo e mais de 300 procedimentos entre preventivos, vacinas pesagem da bolsa família.

As ações seguem por todo o mês com agenda lotada confira:

Nos dias 10,17,19,24, 26 e 30 de outubro tanto no turno matutino das 7 às 11 horas como à tarde das 13 às 17 horas, o diagnóstico precoce será abordado nos PSFs do Pinheiros 3, Bom Jesus, Santa Clara, Benjamim Raiser, Central, Jardim Europa, União, São Domingos; Industrial/Vila Bela; Fraternidade; Jardim Amazônia e Novos Campos.

Dia de 11 de outubro, das 13 às 17 horas, terá uma capacitação sobre a Campanha Outubro Rosa. O encontro será no auditório da Promotoria e direcionado aos agentes comunitários de saúde (ACSs), com o médico oncologista Mário Bernardes.

Na sequência, nos dias 10 e 11, no auditório da Faculdade Atenas, das 7 às 11 horas, a equipe da Sala de Vacinas ministrará formação continuada para os agentes comunitários de saúde (ACSs) destacando a importância do agente nas ações de cobertura vacinal.

E para cuidar de quem cuida, nos dias 23 e 31 de outubro, das 14 às 16 horas, na sala de reuniões da Semsas, a coach Eliane Correa, abordará o tema "Autocuidado feminino". O momento é voltado para as colaboradoras da pasta.

E no dia 21 de outubro tem palestra na empresa Irrigar e no dia 24 de outubro, as ações serão realizadas na Caramuru Alimentos. Das 8 às 11 horas as equipes da Semsas e do Senac irão realizar palestra sobre o Outubro Rosa; aferição de sinais vitais, e de glicemia capilar; os profissionais da Academia da Saúde também estarão presentes.

O Outubro Rosa também será destaque na Nutribrás Alimentos no dia 27 de outubro, das 7 às 11 horas com aferição de sinais vitais, imunizações e saúde bucal. Novamente a ONG Cirinho Sorriso será parceria da Saúde.

As ações também integram o trabalho desenvolvido pela Comissão de Integração de Ensino e Serviço (Cies) da Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas).

Tags

Imagens

Texto: Marlene Destri com Claudia Lazarotto

Fotos: Semsas