Geral

Senai oferta gratuitamente três cursos profissionalizantes em Sorriso

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) oferta gratuitamente três cursos profissionalizantes em Sorriso. São eles: assistente de produção industrial; assistente de manutenção em informática; e assistente de instalações civil, elétrica e hidráulica. 

Para se inscrever nos cursos – que garantem colocação para o mercado de trabalho –, basta levar as documentações necessárias à sede do Senai, que fica ao lado do centro de detenção. 

O gerente do Senai Sorriso, Sandro Everton Leão, frisou que o curso de assistente de produção industrial visa formar trabalhadores para as indústrias. Já o de assistente de manutenção em informática visa preparar profissionais que atuarão na manutenção de computadores e equipamentos de informática. 

Enquanto isso, o curso de assistente de instalações civil, elétrica e hidráulica tem como foco preparar pedreiros, eletricistas e instaladores hidráulicos para atuarem nas empresas de construção civil. 

“O sistema de ensino será híbrido. A pessoa irá às segundas, quartas e sextas-feiras ao Senai e pode escolher o horário que irá na parte da tarde ou da noite para fazer a prática. O restante do conteúdo, a pessoa vai estudar com o seu computador, na sua casa, ou no lugar onde ela estiver acessando a plataforma do Senai”, explicou. 

Ainda segundo Sandro Leão, os cursos devem durar aproximadamente dois meses até o recebimento do certificado. “Os requisitos para participar dos cursos é que a pessoa tenha acima de 16 anos e ensino fundamental completo. Mas, para o curso de assistente de instalações civil, elétrica e hidráulica é preciso ter 18 anos por questão de segurança no trabalho”. 

Para fazer a matricula, basta ir ao Senai e levar RF, CPF e comprovantes de endereço e de escolaridade atualizados.