Geral

SES diz que taxa de mortes por Covid em Mato Grosso caiu mais de 92%

O número de mortes por Covid-19 em relação ao total de óbitos registrados no mês em Mato Grosso, ao longo dos últimos nove meses, caiu mais de 92%, conforme o secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo. Ele credita o saldo positivo à vacinação.

Segundo ele, no auge da pandemia, entre os meses de março e abril deste ano, a Covid era a responsável por 54% das mortes no Estado, que giram em torno de 2,5 mil por mês.

“Ou seja, de todos os óbitos registrados no dia, mais da metade era por Covid. Hoje, isso é 3,91%. De todos os óbitos registrados no Estado a cada mês, 3% tem relação com a Covid”, afirmou em entrevista à Rádio Capital FM.

“Então, morre-se muito mais por outras enfermidades do que da Covid, face o advento da vacina”, declarou. Conforme o secretário, o índice de óbitos entre pessoas hospitalizadas com a doença também caiu consideravelmente no Estado, principalmente em razão de grande parte da população já ter recebido as duas doses da vacina.

Ele citou que estudos recentes feitos com 150 milhões de pessoas que foram vacinadas no país mostram que as vacinas adquiriram um grau de eficácia muito superior àquela apresentada no período de teste.

“A partir de agosto, quando já temos um número substancial de pessoas internadas que foram vacinadas, a taxa de óbito caiu para 0,5%”, disse. “Ou seja, pessoas são hospitalizadas. Mas entre pessoas hospitalizadas e vacinadas, a taxa de óbito é abaixo de 1%. Isso só a vacina pode explicar”, defendeu.

Em Mato Grosso, a cobertura vacinal já chega a 67,8%, o que corresponde a mais de 1,9 milhão de mato-grossenses imunizados, conforme dados atualizados do Governo do Estado. Apenas em Cuiabá, a cobertura já chega a 69,4%, o que representa 374,4 mil moradores.