Geral

Sexta-Feira Santa: entenda o significado e costumes

A Sexta-Feira Santa, também chamada de Sexta-Feira da Paixão, faz parte da Semana Santa, celebração que ocorre na semana que antecede o domingo de Páscoa. Nesta semana, várias atividades religiosas são realizadas, como missas, vigílias, cultos e celebrações.

Assim, com a chegada desse feriado, muitas pessoas se perguntam sobre a Sexta-feira Santa: Qual o seu significado? Quais são os costumes associados a essa data? Neste texto, vamos explorar essas questões para que você possa compreender melhor a Sexta-feira Santa e como ela é celebrada.

Qual o significado da Sexta-Feira Santa?

A Sexta-Feira Santa é uma data extremamente significativa para os cristãos, pois representa a crucificação e morte de Jesus Cristo, o Filho de Deus. De acordo com a narrativa bíblica, Jesus foi condenado injustamente pelas autoridades romanas e crucificado ao lado de dois criminosos.

Segundo a Bíblia, a morte de Jesus aconteceu como um sacrifício para a redenção dos pecados e salvação da humanidade. Por isso, a Sexta-Feira Santa é vista como um momento de reflexão, arrependimento e renovação da fé cristã e muitos fieis não trabalham neste dia.

Para muitos, é uma oportunidade para pensar sobre os ensinamentos de Jesus e seu exemplo de amor, compaixão e sacrifício em favor do próximo.

A Sexta-Feira Santa antecede o domingo de Páscoa, dia da ressurreição de Jesus Cristo. Conforme a narrativa bíblica, Jesus foi crucificado e morto, mas no terceiro dia ressuscitou, vencendo a morte. 

O que se deve fazer na Sexta-Feira Santa?

Há diversas práticas realizadas na Sexta-Feira Santa, principalmente para aqueles que possuem uma fé cristã, as mais conhecidas são missas, vigílias de oração, teatros e o ato de não comer carne, principalmente a vermelha.

Na igreja católica, normalmente são realizadas missas, procissões e uma cerimônia conhecida como Celebração da Paixão de Cristo, que tradicionalmente acontece às 15 horas e é marcada pela liturgia da palavra, adoração da cruz e comunhão da eucaristia. 

Já nas igrejas evangélicas, tradicionalmente acontecem cultos e a Santa Ceia, em recordação à última ceia que Jesus fez com seus discípulos antes de morrer. Muitas igrejas também realizam peças teatrais sobre a crucificação de Jesus, conhecidas como Paixão de Cristo.

Pode comer carne na Sexta-Feira Santa?

Para os católicos, a Sexta-Feira Santa é um dia de jejum e abstinência de carne, em que se recomenda o consumo de alimentos mais simples e leves como forma de penitência. Além disso, a carne é proibida para simbolizar o sofrimento e a morte de Jesus e como forma de honrar seu sacrifício.

É por isso que, em muitos países, as pessoas preparam pratos especiais para a data da Sexta-Feira Santa, como peixes e frutos do mar, principalmente o bacalhau, que substituem a carne nas refeições. 

No entanto, vale lembrar que essas restrições são específicas da tradição católica e não se aplicam a outras religiões ou grupos de pessoas que não seguem essa crença. Assim, comer carne ou não na Sexta-Feira Santa é uma decisão individual baseada na fé de cada um.