Geral

Show Safra abre espaço para especialistas abordarem temas de interesse da agricultura familiar

Os agricultores familiares de Lucas do Rio Verde e região que visitarem o Show Safra 2022 terão um espaço específico dentro da feira de tecnologia que acontecerá de 22 a 25 de março. A organização do evento definiu uma programação especifica para o segmento.

A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, observou que a programação está sendo definida com o objetivo de atender demandas do setor. Ela disse a CenárioMT que as equipes da secretaria já estão há alguns meses envolvidas no Show Safra. Os trabalhos se concentraram no plantio de culturas para que na semana do evento os visitantes possam acompanhar o trabalho desenvolvido.

“Nesse Show Safra a gente tem uma ideia em mente muito clara, a ideia de que não é apenas lançar um projeto, mas a gente vê a sustentabilidade dele num todo. Então se é pra lançar, ele tem que ter conteúdo, meio e o fim. Então que os produtores também sintam que, de fato, o projeto tem sentido, ele tem que ter rendimento financeiro também para os produtores”, assinalou.

Suzana disse que fruticultura e apicultura serão temas abordados por palestrantes no dia 25, que será dedicado a agricultura familiar no evento. A secretária comentou que os agricultores têm uma lacuna importante a ser preenchida entre o momento do plantio e a comercialização de suas produções.

“A gente tem que organizar essa a questão de como produzir. Produzir bem, fazer a gestão da sua propriedade pra depois ele ter a certeza de quando e quanto ele vai colher pra poder organizar a venda do produto. Então, é muito importante que o produtor tem que ter muito claro isso pra ele”, ressaltou.

Os assuntos que serão temas de palestras já foram iniciados em Lucas do Rio Verde. Porém, ambos não avançaram. Um projeto de apicultura foi lançado, mas não avançou, assim como de fruticultura. Neste segundo item, até existe uma ‘máquina despolpadeira’ pra fazer polpa de fruta, mas o equipamento não está em uso.

“A gente vai fazer o lançamento de um processo completo para que o produtor comece e ele termine com as suas frutas que tiver na sua propriedade”, antecipou.

Palestras

As palestras agendadas para a agricultura familiar são com Willian Krause e João Bosco. Krause é de Tangará e é doutor em genética. “Ele é bem conhecido já e ele vai estar orientando nossos produtores na parte de fruticultura”, explicou a secretária.

João Bosco é extensionista rural da EMPAER e vai tratar de apicultura. Além da palestra, ele vai visitar algumas propriedades rurais do município onde é desenvolvida a cultura.

“A gente tem um olhar carinhoso para os produtores e a gente vai receber eles esperando que compareçam no evento que vai ter um dia todo pra eles, inclusive na parte de bovinocultura. Então no dia 25/05 vai ser o dia para a agricultura familiar”, convida.