Política

Sinfra afirma que Dnit aceitou pedido para estadualizar BR-174

O secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, afirmou que as tratativas para a estadualização da BR-174, em Mato Grosso, já estão bastante avançadas.

Segundo ele, o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) já aprovou a negociação. "Esse é um governo de coragem. O governador Mauro Mendes está assinando com Dnit, que já aceitou, a estadualização da BR-174. Já estamos em tratativas com o TCE", afirmou o secretário em entrevista a imprensa nesta terça-feira (28).

A estadualização é um desejo antigo do governador Mauro Mendes (DEM). Em julho deste ano, ele foi a Brasília conversar pessoalmente com o presidente Jair Bolsonaro (PL) para tratar do assunto.

Isso porque o trecho entre os municípios de Castanheira e Colniza não é pavimentado. E o Dnit - órgão responsável pela construção, manutenção e recuperação das rodovias federais - teve orçamento reduzido neste ano. O orçamento previsto para 2021 foi de R$ 4,2 bilhões, valor R$ 2,5 bilhões a menos do que em 2020.

Segundo Marcelo de Oliveira, com a assinatura da transferência da rodovia, o Governo de Mato Grosso já inicia as obras no ano que vem.

"Para que já no ano que vem, no primeiro semestre, mais tardar no segundo, já estejamos em obra", garantiu o secretário.