Geral

Sinfra pede autorização para remover paredões do Portão do Inferno

Secretaria de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra) pretende remover os paredões (encostas) do Portão do Inferno para por fim nos deslizamentos que afetam a MT-251, em Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá). A proposta precisa ser aprovada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).


De acordo com a Sinfra, a remoção das encostas seria a solução mais barata e rápida para os problemas na região. Se aprovada, a obra pode ser concluída em até 3 meses. Anteriormente a gestão estadual também cogitou a construção de um viaduto no local.


A MT-251 é uma estrada-parque administrada pelo governo de Mato Grosso. No entanto, todo o seu entorno faz parte do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, uma área federal.

Padeiro e Sérgio Ricardo

 

Os deslizamentos no ponto turístico se intensificaram em dezembro do ano passado, fazendo com que o Poder Executivo decretasse emergência entre os km 42 e 48 da rodovia.


Diante dos riscos, foi proibida a passagem de veículos pesados e ônibus no trecho e uma tela de contenção começou a ser instalada para segurar provisoriamente as pedras. Contudo, as intervenções na rodovia afetaram o setor comercial em Chapa, famosa por suas atrações naturais.


O Tribuna de Contas de Mato Grosso (TCE) determinou a criação de uma Comissão de Gestão de Riscos de Desabamentos e cobrou a adoção de medidas urgentes fossem adotadas, como a elaboração de um plano de ação e a destinação de recursos para ações de prevenção.


Duplicação
Além do recorte das encostas, a Sinfra informou ao TCE que a pasta está finalizado o projeto para a duplicação da MT-251. Após a conclusão, a documentação será encaminhada para análise da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).


“Quero realçar também a importância da iniciativa do governo de já estar trabalhando na duplicação da MT-251, uma vez que o projeto já está quase pronto na Sinfra e muito em breve será encaminhado para análise da Sema. Portanto, também acredito que nos próximos meses teremos o início da duplicação da estrada Cuiabá-Chapada”, disse o presidente do TCE, Sérgio Ricardo.