Polícia

Sinop: delegado não descarta crime “premeditado” e detalha relatos de testemunhas nos assassinatos de 7 pessoas em bar

O delegado da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, Bráulio Junqueira, confirmou ao Só Notícias, que Edgar Ricardo de Oliveira de 30 anos, e Ezequias Souza Ribeiro, 27, são procurados pelos assassinatos de 7 pessoas a tiros, ontem à tarde, na rua Diamante, bairro Jardim Lisboa, região do São Cristóvão. Segundo o delegado, duas testemunhas que estavam no local foram ouvidas, sendo uma delas, a mãe da adolescente de 12 anos e esposa de Getúlio Rodrigues Frazão Junior, 36 anos, que estão  entre as vítimas. 

De acordo com os relatos, os envolvidos se reuniram ainda na parte da manhã. “Por volta das 10 horas o Getúlio foi com a família dele no bar. O Getúlio joga sinuca de forma ‘casada’ com apostas e ele já tinha jogado com o Edgar, que foi um dos autores (estava com a espingarda). Eles já tinham jogado em outro bar e ontem jogaram novamente, apostaram. Na parte da manhã, ele apostaram e fizeram várias partidas de sinuca, onde o Getúlio ganhou praticamente todas e ganhou R$ 4 mil do Edgar. Até aí tudo tranquilo, não houve estresse nem discussão. O Edgar convidou o Getúlio para jogar em outro bar, mas ele não foi porque estava com a família e ali ficou”, detalhou. 

Braúlio não descarta ação premeditada dos dois acusados. “O Edgar e o Ezequias foram embora, posteriormente na parte da tarde voltaram e desafiaram o Getúlio. Jogaram mais duas partidas e novamente ele ganhou as duas rodadas. Eu acredito que, de forma premeditada com segundas intenções, mas isso é na minha forma de pensar, jogaram duas, perderam, o Edgar se estressou jogou o taco na mesa e, segundo a testemunha, deu um sinal para o Ezequias”, explicou. 

“O Edgar foi para caminhonete e o Ezequias sacou uma pistola, rendeu todo mundo e colocou no canto, conforme as filmagens. Segundo relato da testemunha, quem iniciou os disparos foi o Ezequias. Primeiro ele executou o Bruno, dono do bar, depois deu um tiro nas costas do Getúlio, que caiu no chão e deu mais dois tiros na cabeça dele. Em ação rápida o Edgar veio com a 12 (espingarda) e efetuou diversos disparos. Como o estampido da espingarda é mais alto, pareceu que não houve tiros de pistola. Começaram aquela execução, o Luís Carlos conseguiu fugir, a menina tentou, mas o Edgar, com a espingarda, deu um tiro nela. A Raquel tentou fugir, mas o Edgar a rendeu e mandou deitar-se no chão”.  

De acordo com o delegado, uma força-tarefa foi montada ainda ontem para realizar as buscas pelos criminosos. “Dividimos o serviço em duas partes, eu cuide da parte da formalização das provas. Fiquei durante a madrugada ouvindo as testemunhas requisitando laudos e atendendo as testemunhas e familiares. A Polícia Militar reuniu uma equipe grande, com policiais civis, pois tínhamos informações que eles poderiam estar escondidos em uma região de chácaras que fica cerca de 60 quilômetros de Sinop. O pessoal foi até lá, mas não teve sucesso”.  

O pedido de prisão temporário deve ser expedido pela justiça, nas próximas horas. “As buscas continuam, eles estão foragidos desde a hora do crime. Na parte interna, ouvimos a testemunha, qualificamos os suspeitos e formalizamos o pedido de prisão temporária dos dois, vou protocolar na primeira hora, assim que o expediente do fórum voltar, para justamente cair no juiz competente, na primeira vara”. 

Por fim, Braúlio confirma “Edgar tem passagem por lesão corporal no âmbito de violência doméstica, o Ezequias tem mais passagens, por posse de arma, roubo, formação de quadrilha, ameaça e lesão corporal. Tem um mandado de prisão em aberto por motivo cível, provavelmente de pensão”, concluiu.  

Conforme Só Notícias já informou, além de Getúlio e a filha de 12 anos, estão entre os mortos Orisberto Pereira Sousa, 38 anos, Adriano Balbinote, 46, José Ramos Tenório, 48, o dono do bar Maciel Bruno de Andrade Costa, 35. Os corpos foram encaminhados ao IML e ainda não há informações sobre os procedimentos fúnebres.  

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

Só Notícias/Kelvin Ramirez (foto: Só Notícias)