Polícia

Sinop: Professor agride aluno com autismo dando soco no rosto; Avó mora em Sorriso

Um aluno de 13 anos da Escola Estadual Olímpio João Pissinati Guerra, em Sinop, ao norte do estado, foi agredido com um soco no rosto por um professor quando passava por uma crise de ansiedade na sala de aula, nesta quinta-feira (29), de acordo com a Polícia Militar.

A Diretoria Regional de Educação (DRE) informou que afastou o profissional da escola até o esclarecimento do caso. O nome do professor responsável pela agressão não foi divulgado.

O g1 questionou a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) sobre as diretrizes adotadas para atender alunos com deficiência e quais orientações os profissionais da educação recebem em casos como esse. Até a última atualização desta reportagem, não houve retorno.

O estudante, segundo a DRE, havia sido afastado da escola no dia 3 de maio e retornou às aulas nessa segunda-feira (26), por indicação médica. Ele foi diagnóstico com Transtorno Opositor Desafiados (TOD) e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo a polícia, o aluno possui um histórico de outros episódios de crises na unidade escolar.

Segundo a PM, durante uma crise nesta quinta-feira, o estudante teria batido na mesa em que estuda com força. Além disso, o boletim de ocorrência aponta que ele jogou mesas e cadeiras contra as professoras na sala, que teriam pedido ajuda de um professor de outra turma para conter o adolescente.

Ao chegar no local, o professor teria segurado o aluno pelos braços, segundo a polícia, mas o estudante conseguiu se soltar e teria pego mais uma mesa para arremessar, quando foi atingido por um soco no rosto pelo professor, conforme o boletim de ocorrência.

O Corpo de Bombeiros e o Conselho Tutelar foram acionados. O estudante foi encaminhado para uma unidade de saúde com ferimentos no rosto. A Polícia Civil investiga o caso.

TV REAL SINOP COM G1MT